Como um seguro de hospitalização pode ajudá-lo a proteger as suas finanças

Seguros de Vida e Acidentes

Como um seguro de hospitalização pode ajudá-lo a proteger as suas finanças

3 min
Mar 11, 2025

Quando pensamos no que pode acontecer se, devido a um acidente ou a uma doença, tivermos de ficar hospitalizados durante algum tempo, a nossa preocupação gira muitas vezes em torno da nossa saúde ou da forma como a nossa família ou o nosso ambiente podem ser organizados se ficarmos inoperacionais durante algum período, esquecendo-nos de analisar o impacto que esse internamento pode ter nas nossas finanças pessoais ou familiares.

Mas a realidade é que, se um acidente nos obrigar a ficar hospitalizados durante um longo período, não só os nossos rendimentos serão afetados, como poderão surgir despesas adicionais que teremos de enfrentar numa altura em que as nossas finanças estarão fragilizadas.

Como é que um internamento hospitalar pode afetar os nossos rendimentos?

Um dos maiores impactos económicos de uma hospitalização é a possível redução ou perda total de rendimentos.

No caso dos trabalhadores por conta de outrem, uma baixa médica por incapacidade temporária pode implicar uma redução do salário, uma vez que a prestação financeira que receberemos pela nossa baixa nem sempre cobrirá 100% do nosso salário, embora algumas empresas complementem a prestação para que o trabalhador receba o montante total do seu salário.

Em Portugal, em particular, durante os primeiros 3 dias de baixa por doença, a empresa paga 89% do salário normal. A partir do quarto dia, as prestações são cobertas pela Segurança Social, variando entre 55% e 75% do salário do trabalhador, consoante a duração e a natureza da baixa.

No caso dos trabalhadores independentes, a situação é ainda mais grave, uma vez que a hospitalização pode conduzir a uma cessação total da atividade e, por conseguinte, a uma ausência total de rendimentos durante esse período.

Que despesas adicionais podem resultar de uma hospitalização?

Para além da perda de rendimentos, uma hospitalização pode implicar despesas inesperadas. Por um lado, se formos hospitalizados durante um longo período, podemos ter de contratar alguém para tomar conta da nossa casa ou dos nossos filhos durante a nossa ausência. Por outro lado, após a alta, podemos precisar de contratar ajuda adicional para continuar a recuperação, como sessões adicionais de fisioterapia ou assistência em casa ou, no pior dos casos, podemos precisar de fazer ajustes na nossa casa para a adaptar às nossas novas circunstâncias (como ter de adaptar o duche com barras de apoio ou mesmo instalar uma rampa de acesso se tivermos de usar uma cadeira de rodas durante algum tempo).

A solução para evitar estes inconvenientes: Os Seguros de Hospitalização

Para compensar esta possível perda de rendimentos e evitar que os custos adicionais que uma hospitalização pode gerar afetem as finanças da nossa família, existem os Seguros de Hospitalização.

Este tipo de apólices destina-se a proporcionar uma indemnização financeira por cada dia de hospitalização do segurado, a fim de evitar que uma hospitalização comprometa as finanças pessoais ou familiares.

Ao subscrever um seguro de hospitalização, como os da MetLife, poderá receber um pagamento diário por cada dia de internamento no hospital e, no caso dos seguros da MetLife, uma dupla indemnização se for internado na UCI. Este dinheiro extra ajudá-lo-á a complementar o seu subsídio de baixa por doença e a fazer face às despesas fixas do agregado familiar, como o pagamento da renda, da hipoteca ou das contas regulares, e a quaisquer despesas extra que possam surgir em consequência da hospitalização.

Desta forma, poderá centrar-se apenas na sua recuperação, sem ter de se preocupar com mais nada.

 

 

 

*Não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.