De certeza que já deu por si a pensar: “Tantos meses à espera do Natal, para depois passar a voar ”. O Natal trouxe-nos muito bons momentos, mas agora é hora de começar um novo ano e não há melhor maneira de fazê-lo do que com grandes (e boas) resoluções.
Voltar à rotina depois de alguns dias de descanso, repletos de reencontros familiares e momentos especiais, pode custar um pouco mais do que imagina.
Deixamos-lhe alguns conselhos para que possa voltar à rotina de uma forma mais positiva e, sobretudo, para que o mês de janeiro não lhe pareça tão difícil:
Ano Novo, vida nova:
Embora seja algo que se repete todos os anos, definir objetivos e tentar cumprir as resoluções a que se propôs são motivos mais do que suficientes para que comece com ano cheio de energia.
Faça um balanço de como terminou o ano, o que gostaria que tivesse sido diferente e o que pretende para este novo ano. Seja realista com as metas que propõe, escreva-as e limite-as a um determinado número. Assim, vai ser mais fácil conseguir alcançá-las.
Recupere-se dos gastos do Natal:
Embora tentemos evitar os excessos, o Natal é sempre sinónimo de gastos acrescidos. Chegou o momento de recuperar o equilíbrio das suas finanças pessoais. Estabeleça um orçamento para o mês de janeiro, defina prioridades para os seus gastos e ponha de lado possíveis caprichos até que consiga voltar à sua situação habitual.
Voltar ao trabalho:
Planifique bem o seu primeiro dia de regresso ao trabalho. Embora se sinta com muita energia para este recomeço, tente não sobrecarregar-se logo no primeiro dia e faça pequenas pausas. Falar com os seus colegas e partilhar algumas histórias sobre estes dias festivos vão ajudá-lo a desanuviar um pouco.
Defina objetivos profissionais a longo prazo. O que gostaria de alcançar até ao final do ano? Um novo cargo dentro da empresa? Conseguir um aumento? Lançar-se por conta própria?
Regresso às aulas:
Seja paciente com os mais novos. Eles também precisam de um tempo de adaptação depois destes dias em casa. O truque é tentar ter o mesmo horário todos os dias (hora a que se levanta, as refeições que faz, hora do banho, hora de ir para a cama...), para que o regresso à rotina seja mais fácil. Motive-os com mensagens positivas e reserve sempre algum tempo todos os dias para que possam brincar e desconectar.
Contrate um seguro de vida:
Acima de tudo, não se esqueça de si e daqueles de quem mais gosta. O início do ano é um bom momento para avaliar a contratação um seguro de vida. Por que não ser precavido e garantir uma vida mais tranquila?