Saúde e bem-estar

Técnicas de relaxação para sentir-se melhor

2 min
Aug 14, 2019

Um dia como hoje (férias, Verão, desconexão...) é um bom momento para começar a praticar algumas técnicas de relaxação que lhe ajudarão a sentir-se melhor no seu quotidiano ou em épocas de maior stress.

Cada vez são mais conhecidas, ainda que não o suficiente, tendo em conta as vantagens e o bem-estar que nos podem proporcionar. Estes são alguns dos efeitos que notará quando aprender a relaxar-se adquirir o hábito de praticar estas técnicas:

  • Maior controlo sobre o seu corpo: além de conectar o corpo e a mente, conseguirá conhecer melhor cada parte do seu corpo e adquirir um maior controlo sobre cada movimento.
  • Bem-estar: as técnicas de relaxação ajudam-lhe, entre muitas outras coisas, a reduzir os níveis de stress e a diminuir a tensão muscular.
  • Custar-lhe-á menos adormecer se praticar estas técnicas antes de dormir, e sentir-se-á assim mais descansado no dia seguinte. 

Contamos-lhe alguns exercícios e técnicas para começar a comprovar estas vantagens e muitas outras:

1. Respiração com o diafragma

É um estupendo exercício para principiantes, e um mudança tão simples na forma de respirar ajudar-lhe-á a reduzir os níveis de stress. Como fazer? Deite-se de barriga para cima e coloque uma mão sobre o peito e outra sobre abdómen, enquanto controla a respiração. Guie-a de forma a que a mão que tem sobre o abdómen se mexa mais do que a que tem sobre o peito. Inspire lentamente pelo nariz e expire pela boca.

2. Meditação

Esta prática milenar consiste em treinar a sua mente para ser mais conscientes das experiências que vivemos e encará-las com uma atitude amável. Centrar-se num objeto, nos sons, na análise do próprio corpo... existem muitas técnicas nas quais centrar a sua meditação. A chave para encontrar o hábito de meditar é encontrar o momento perfeito para si e o tipo de meditação que melhor se lhe adequa.

3. Imaginação guiada:

Utilizando a técnica de respiração com o diafragma, feche os olhos e imagine-se num lugar idílico e tranquilo, imagine-se a explorá-lo com todos os seus sentidos. Também pode usar gravações ou assistir a sessões onde um profissional lhe guia por esse lugar através da sua voz.

4. Mindfulness

São cada vez mais os adeptos desta prática de relaxação que, no fundo, mais que uma prática, o mindfulness é uma atitude que lhe ajuda a conectar-se consigo próprio. Ajudar-lhe-á a conectar com o seu corpo e a sua mente e a sintonizar o que acontece entre si e o que tem à sua volta. Existem variados exercícios e níveis com os quais conseguirá um maior bem-estar. Atreve-se a experimentar?

À primeira vista podem parecer fáceis mas a realidade é estas técnicas requerem muita prática para aperfeiçoá-las. Experimente!