Ir cada dia para o trabalho, circular pela cidade ou ir para fora no fim de semana... A mobilidade é parte do nosso quotidiano, assim como o meio de transporte pelo qual optamos. A questão é: o que é privilegiamos, o trânsito ou o ar mais puro?
Os dados da Organização Mundial de Saúde confirmam que a contaminação derivada do trânsito provoca, ainda que indiretamente, cerca de 3 milhões de mortes em todo o mundo, devido ao aumento do número de doenças respiratórias, cardiovasculares e de vários tipos de cancro.
Os automóveis geram dois tipos de poluição: sonora e atmosférica. A poluição acústica refere-se ao ruído provocado pelos veículos, e afeta sobretudo as localidades próximas das vias de circulação rodoviária. A poluição ambiental resulta dos gases emitidos pelos veículos. De acordo com um estudo de Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E), Portugal ocupa o 11º lugar entre os países da UE no número de veículos poluentes.
Mobilidade sustentável
Como iniciativa para conter os efeitos nocivos dos automóveis, nasce a ideia de mobilidade sustentável. Este conceito inclui o cuidado do meio ambiente, mas não só: também procura potenciar o bem-estar económico e social, e melhorar a circulação dos habitantes, sobretudo nas áreas urbanas.
Com estratégias como a promoção de combustíveis e veículos alternativos, ou a poupança e eficiência energética, a mobilidade sustentável precisa do nosso compromisso coletivo. Temos que tomar consciência da sua importância e começar a implementar medidas que melhorem, gradualmente, o nosso presente e futuro.
Como contribuir para a mobilidade sustentável?
Alternativas para a circulação urbana:
- Transportes públicos: metro, autocarro, comboio, elétrico...
- Motas elétricas
- Bicicletas e bicicletas elétricas
- Trotinetes e trotinetes elétricas
Condução eficiente:
- Circule com os vidros fechados para diminuir o consumo de combustível.
- Sempre que seja possível, opte por um veículo elétrico.
- Opte por caixas longas e RPM baixas, sempre que lhe for possível.
- Experimente o Car sharing e tente combinar partilhar veículo com os seus vizinhos ou familiares, quando se deslocarem a sítios próximos ou comuns.
Ponha estes conselhos em prática! Lembre-se que, quanto menos carros, mais qualidade de vida.