Saúde e bem-estar

O problema do uso do plástico

2 min
Apr 01, 2019

Depois de vários estudos e investigações, nos últimos anos, a consciência da importância de reduzir o uso de plásticos aumentou, porque percebemos os efeitos que os plásticos podem ter no ambiente, nos oceanos e, até mesmo, na nossa própria saúde. Mesmo assim, embora a maioria das pessoas saiba que o plástico não é biodegradável e que deve ser reciclado, ainda há muito desconhecimento sobre quais são as consequências do plástico no meio ambiente.

Sabendo que conhecimento é poder, a melhor maneira de mudar hábitos e mentalidades é informar sobre todos os perigos do plástico para que todos nós tenhamos consciência de como é importante reduzir o plástico nas nossas vidas.
Neste artigo, falamos sobre as principais consequências do uso do plástico no nosso planeta para que realmente perceba a importância da reciclagem, redução e reutilização dos materiais.

O perigo do plástico para o meio ambiente

Os plásticos afetam o nosso planeta de várias maneiras. Um dos principais problemas é o de geralmente serem queimados ao ar livre, o que leva à poluição do ar. Além disso, quando os animais ou os seres humanos inalam o ar contaminado, isso pode afetar o seu bem-estar geral e causar distúrbios respiratórios.

Na terra, uma das consequências mais sérias do uso dos plásticos é a de estes filtrarem químicas perigosas, formando áreas de reprodução para doenças e contaminando a terra, reduzindo, assim, as áreas produtivas. A maioria dos plásticos também acaba em aterros e, como demoram anos a decompor-se, acumulam-se, resultando em riscos para a saúde das pessoas, animais e plantas.

O perigo do plástico para os humanos

Os plásticos são compostos de uma variedade de produtos químicos tóxicos. Como tal, o seu uso e exposição está associado a uma série de problemas de saúde humana. Os produtos químicos lixiviados de plásticos contêm compostos como éter difenílico polibromado (PBDE), bisfenol A (BPA) e ftalatos. Vários estudos indicam que essas substâncias são cancerígenas, podem afetar o sistema reprodutivo das mulheres e levar a problemas cardíacos.

O perigo do plástico para os animais

Um dos problemas mais graves causados pelo plástico no mundo animal é o de os animais confundirem resíduos de plástico com comida e, na maioria dos casos, as consequências são fatais. Grandes quantidades de plásticos foram encontradas nos estômagos de muitos animais mortos. Outro problema é o de os animais marinhos ficam presos no lixo plástico e acabarem por morrer à fome.