Saúde e bem-estar

Os melhores substitutos veganos

2 min
Oct 08, 2018

Se ser vegetariano já lhe parece difícil, provavelmente acha que ser vegano é impossível. Porém, neste artigo vamos desmistificar esse ponto de vista. Nos últimos 10 anos, o número de vegetarianos em Portugal quadriplicou e cerca de 60.000 são veganos. Se estes números não lhe chegam para provar que é possível manter uma dieta vegana saudável e nutritiva, conheça os alimentos mais usados pela comunidade vegana para substituir os produtos de origem animal.

Tudo se resume a encontrar bons substitutos para os maiores grupos de alimentos:

O consumo de carne e peixe é substituído por outros alimentos que contêm todos os nutrientes que obtemos da carne. Estes são: o tofu, leguminosas, soja, grão de bico e soja texturizada. Estes alimentos podem ser cozinhados de várias formas. Não se surpreenda da próxima vez que entrar num restaurante e vir um hambúrguer vegano!

Os laticínios são provavelmente a categoria alimentar mais fácil de substituir; hoje em dia existem várias opções como o leite de soja, leite de aveia, leite de arroz, leite de amêndoa, etc.. Estas alternativas são bastante populares porque são consumidas por muitas pessoas que são intolerantes à lactose.

Os ovos também têm substituto na dieta vegana, pois existem preparados de substitutos de ovos para veganos que podem ser utilizados para fazer bolos ou quiches, e há quem use grão esmagado e, até mesmo, sementes de chia. Na cozinha vegana, a criatividade não tem limites!

Um dos problemas comuns enfrentados pelos veganos é substituir os molhos. No entanto, existem várias soluções:

A manteiga pode ser trocada por banana esmagada ou puré de maçã. A maionese pelo abacate, e o molho de queijo pelas várias alternativas de queijo vegano que pode encontrar em qualquer loja vegana.

Mais do que uma opção alimentar, ser vegano é um estilo de vida. A crescente popularidade do veganismo permite que a opção por esta dieta seja mais fácil do que nunca.  Existem vários substitutos para a grande maioria dos alimentos que vêm do mundo animal, e cada vez mais opções nos supermercados e nos restaurantes.

Se está a pensar em adoptar esta dieta, tenha em conta que é muito importante manter uma alimentação nutritiva. Aconselhamos que consulte um nutricionista antes de aventurar-se no veganismo porque uma dieta pouco nutritiva pode ser muito prejudicial.