Já alguma vez esteve a realizar uma atividade e sentiu que o tempo passou a correr? Já alguma vez esteve tão concentrado em algo que se esqueceu do resto das coisas que tinha por fazer? Então, já sentiu o “flow”.
Mihály Csíkszentmihályi, um dos psicólogos mais conhecidos da psicologia positiva, desenvolveu o conceito de “estado de flow”, afirmando que as atividades que nos dão mais facilidade são as que nos exigem mais esforço e concentração.
O psicólogo descreve o “flow” como a sensação de “estar completamente comprometido com a atividade em si. O ego desaparece. O tempo voa (…) é como se estivéssemos a tocar jazz. Todo o seu ser está aí, e explora as suas capacidades ao máximo”.
O Estado de Flow é um estado emocional positivo que nos exige uma concentração tão grande que até perdemos a noção do tempo e conseguimos alcançar a felicidade total.
Como é que se caracterizam estas atividades?
- É um desafio que requer capacidades específicas e concentração.
- Precisa de estabelecer metas claras.
- Não há espaço para outras informações/atividades.
- Perde-se a noção do tempo.
- Tem-se uma sensação de controlo pessoal sobre aquilo que se está a fazer.
- Há uma retroalimentação direta e imediata.
Todos podemos sentir o estado de flow, basta termos muita vontade de realizar uma atividade e sermos conscientes do grau de concentração que esta implica. Trata-se de nos deixarmos levar e explorarmos as nossas capacidades ao máximo.
Tem vontade de encontrar a atividade perfeita? Todos podemos encontrar a nossa, não deixe de tentar. Vamos lá, let’s flow!
Fonte:
http://www.objetivobienestar.com/que-es-estado-de-flow-ciara-molina_11582_102.html