Saúde e bem-estar

Os benefícios de caminhar descalço

1 min
Aug 10, 2018

Depois de um longo dia, é difícil conter o suspiro de alívio que temos quando tiramos os sapatos.

Para quem vive na cidade não é tão fácil encontrar momentos para passear sem sapatos. Mas, o facto de estarmos tão habituados a não o fazer contribui para que deixemos passar oportunidades.

Os nossos pés são a ponte que nos liga à terra, portanto os benefícios naturais de estar em contacto com ela são vários e positivos:

# 1 Desenvolve o equilíbrio

Quando estamos calçados, os músculos dos nossos pés não precisam de trabalhar tanto para manter o equilíbrio. Caminhar descalço obriga a uma adaptação ao solo, melhorando a distribuiçãode peso e de tensões ao andar.

# 2 Ajuda a libertar emoções

A acupuntura ou a reflexologia defendem que as terminações nervosas mais importantes estão nas plantas dos pés. Partindo desta parte do nosso corpo, é possível desbloquear emoções que estavam escondidas.

# 3 Reduz as dores de cabeça

Caminhar descalço sobre uma superfície fria melhora a circulação sanguínea. Isto é utilizado como terapia para redução de stress e para libertar a mente.

 # 4 Aumenta a energia

Expor os pés à natureza renova e recarrega energias.

# 5 Melhora o sono

Caminhar é relaxante e liberta tensões, portanto pode ajudar a melhorar o sono. A libertação das emoções contribui para um sono mais profundo e reparador.

 

Informação adicional:

https://mejorconsalud.com/los-sorprendentes-beneficios-de-andar-descalzo/

http://caminaresmedicina.com/17-asombrosos-beneficios-de-caminar-descalzo/

http://elpais.com/elpais/2014/07/18/buenavida/1405670927_525149.html