Sabe quanto açúcar está presente na sua alimentação? Mesmo que tenha certos cuidados, o mais provável é que esteja a ingerir mais açúcar do que aquilo que pensa. Quando vai ao supermercado e olha para as etiquetas dos alimentos, pode achar que certos produtos estão livres de açúcar por este não figurar explicitamente no rótulo. No entanto, mesmo que a palavra "açúcar" não apareça nos rótulos dos alimentos que compra, o açúcar pode estar escondido em muitos outros nomes.
Muitos produtos industriais usam nomes menos conhecidos para camuflar as quantidades de açúcar presentes nos seus produtos. Pode ser que saiba algum destes nomes, mas em geral, são desconhecidos.
Por exemplo, o xarope de milho rico em frutose (xarope) está presente em muitos alimentos e não nos apercebemos desta designação ou dos seus acrónimos: HFCS ou HFCS.
Realmente, há muitas palavras diferentes que só significam uma coisa: açúcar!
Veja, por favor, com atenção a seguinte lista:
- Mel
- Melaço
- Melaço de cana
- Malte de cevada
- Maltodextrina
- Goma-arábica
- Xarope de milho
- Xarope de arroz
- Agave
- Dextrose
- Frutose
- Sacarose
- Maltose
- Galactose
- Lactose
- Glucose
- Xilitol
- Eritol
- Manitol
- Sorbitol
Mas não se deixe assustar por esta lista, temos uma solução para si: descarregue ou faça uma captura de ecrã da nossa lista no seu telemóvel, e tenha-a sempre à mão quando for ao supermercado.