Saúde e bem-estar

Açúcar escondido: o infiltrado secreto que consome sem se aperceber

1 min
Aug 10, 2018

Somos conscientes de que o açúcar existe em vários alimentos que consumimos no nosso dia a dia. Todavia, existem muitos mais alimentos que contêm açúcares “escondidos”. Provavelmente nunca imaginou que alguns destes alimentos continham açúcar. Descubra quais são, para controlar os excessos e manter uma dieta equilibrada e saudável.

Molhos

Maionese, mostarda, ketchup … Se costuma adicionar molhos às suas refeições para melhorar o sabor, provavelmente, está a ingerir mais açúcar do que aquilo que imagina. Para uma opção mais saudável, opte por usar azeite (extra virgem, quando possível) ou limão espremido.

Iogurtes magros

Quando compramos iogurtes magros, especialmente se a etiqueta indica 0% de gordura, achamos que também não têm açúcar … No entanto, em vários casos, o facto de não ter gordura significa que é usado mais açúcar para manter a textura e o sabor do iogurte.

Pão de forma

Em cada fatia de pão de forma considera-se que há cerca de 3 g de açúcar. É verdade que parte da sua quantidade é formada naturalmente, mas o resto é adicionado.

Sumos

Normalmente, quando compramos sumos no supermercado, lemos a palavra “fruta” e acreditamos que são totalmente naturais e que não têm açúcar. Estamos errados, estas bebidas contêm altos níveis de frutose e, na maioria dos casos, é adicionado açúcar industrial para dar um sabor mais intenso e doce.