Poupança

Os juros na poupança

1 min
Mar 04, 2020

Há uns dias, propusemos-vos um desafio: mostrar se sabia de economia para poder poupar corretamente. No segundo artigo, centrámo-nos na poupança e inflação. Quer continuar a testar os seus conhecimentos sobre economia?

Teste de cálculo de juros

Suponhamos que deposita 1000 euros numa conta-poupança com um juro fixo de 5% anual. Nesta conta, não há comissões nem impostos. Se não fizer mais nenhum depósito nesta conta nem retirar dinheiro nenhum, quanto dinheiro terá na conta ao final do primeiro ano, depois de os juros lhe serem pagos?

  • 1000 euros.
  • 1050 euros.
  • 1100 euros.

Teste de juro composto

Mais uma vez, se não fizer nenhum depósito nem retirar dinheiro, depois de pagos os juros, quando dinheiro terá na conta passados cinco anos?

  • Mais de 1100 euros.
  • Cerca de 1275 euros.
  • Menos de 1100 euros.
  • É impossível dizer com a informação dada.

Para responder corretamente a esta pergunta, devemos estar conscientes de que a quantia de dinheiro na conta, com a passagem dos anos, depende do tipo de juro anual mais os juros acumulados desde então.

Os juros para dummies

No juro simples, as quantias que nos pagam não entram para fazer parte do seu capital, pelo que os juros são calculados com base no depósito inicial. No juro composto, os juros entram para fazer parte do capital, pelo que, todos os anos, se paga o juro do capital inicial mais o dos juros acumulados em anos anteriores.

Explicado assim, pode não ser perceber economicamente a diferença, mas pode ser um capital importante se falarmos de poupanças, no nosso exemplo:

Com o capital a um juro simples, obteremos 250 euros passados 5 anos guardado, enquanto se se aplicar um juro composto, obtemos 276,28 euros.