Poupança

É este ano que vou poupar: a importancia dos propósitos financeiros

2 min
Jan 13, 2021

Como em todos os inícios do ano, chega o momento das intenções de melhorar. É uma boa oportunidade para reconsiderarmos os aspetos da nossa vida que não nos convencem muito e de criar novos hábitos que nos ajudem a tornar a nossa vida mais satisfatória.

Por um lado, vêm os clássicos: aperfeiçoar o inglês. Ou deixar de fumar. Praticar mais exercício físico, nas suas diversas variantes: ir mais vezes ao ginásio, sair de casa para ir correr, pegar na bicicleta, praticar natação… Mas há um objetivo no qual, apesar de estar incluído nas suas intenções, deveria insistir particularmente: gastar menos/poupar mais.

Há muitos casos em que as pessoas que afirmam não conseguir poupar, na verdade, poderiam fazê-lo. O que acontece é que não têm consciência de que podem, nem sabem como o fazer.

Indicamos-lhe aqui cinco truques para o ajudar.

5 truques para poupar mais

1. Atenção aos gastos com energia

A fatura da eletricidade é das que, por vezes, nos trazem desgostos. Por isso, nunca é demasiado insistir em certas medidas básicas de poupança, como a utilização de eletrodomésticos e de lâmpadas de baixo consumo. Também será útil adaptar a potência contratada, que pressupõe um custo fixo. E não abusar do aquecimento nem do ar condicionado, além de instalar janelas e fechos que proporcionem o devido isolamento.

2. Recorra à tecnologia

Existem inúmeras aplicações gratuitas que, ligadas à sua informação bancária, o ajudarão a dimensionar a sua economia. Ser-lhe-ão úteis para organizar as suas finanças e identificar onde está a grande parte das suas despesas, bem como os aspetos nos quais pode economizar. Será um pouco mais trabalhoso, mas também pode proceder a um registo de todas as suas despesas e classificá-las por tipos (por exemplo: subsistência, lazer, cultura e extras). Dessa forma, poderá avaliar a relevância de cada uma delas e reduzir nas menos relevantes.

3. Aproveite os descontos

Para gastar menos nas compras, pode pesquisar em todas as lojas, à procura de uma «pechincha» ou fidelizar-se em duas ou três delas, nas que melhor se adaptem às suas necessidades. Os cartões de fidelização são gratuitos e irão premiá-lo com diversos descontos e ofertas que reduzirão as suas despesas.

4. Seja previdente e planifique

Muitos estudos indicam que as compras não planificadas levam-no a gastar mais e com piores resultados. Procure estipular um limite mental ou estrito das coisas que compra por impulso. Estabeleça determinadas metas de poupança a atingir; independentemente de serem grandes ou pequenas, mas que sejam realistas.

5. Faça seguros

Pois sim: contrate os seguros de que necessitar. Ter um seguro permite-lhe poupar, uma vez que pressupõe converter um custo variável (o que teria de pagar, se sofresse um percalço) num custo fixo (o preço do seguro). E se um ano o pagar e não sofrer nenhum incidente, não se fie: essa segurança não o protege para o futuro. O seguro é uma ferramenta básica no que toca a estabilizar um orçamento e a protege-lo de imprevistos.

E se pensar numa poupança a longo prazo para desfrutar de uma reforma mais tranquila, também pode apostar em produtos seguradores específicos. Consulte os mais adequados às suas necessidades.