Poupança

Como diferenciar entre bons e maus investimentos

1 min
Mar 15, 2020

As recomendações mais comuns por parte dos especialistas é optar por diversificar e não investir em empresas concretas.

O investimento na Bolsa é altamente arriscado nestes dias. A crise do coronavírus não só trouxe problemas de saúde, mas também uma recessão na economia fruto do abrandamento ou congelamento, inclusive dos processos produtivos e comerciais. Este cenário não é algo que se poderia ter previsto, sobretudo quando a economia parecia estar a recuperar e estabilizar após a última crise.

Se tiver algum capital que queira pôr em jogo, tem de saber que os bancos centrais e governos nacionais e comunitários criarão novos mecanismos centrados na recuperação da economia. Mas o risco de investir baseando-se nestas expetativas é grande e só é aconselhável para corações fortes.

Por tudo isto, pensar bem no que pode fazer com estas poupanças é fundamental. Para começar, podemos recomendar que seja cauteloso e tenha em conta estas regras:

Mantenha o positivismo. As crises anteriores demonstraram-nos que saímos sempre delas, só depende de como as enfrenta e se prepara para o seu próprio futuro.

Pense a longo prazo. Nada se resolve de um dia para o outro. A economia recupera sempre com tempo, atuar de maneira impulsiva e a curto prazo não é eficaz e, além disso, não é rentável.

Mude ou diversifique. Há muitas fórmulas que podem ser combinadas para ter a dose certa de risco e rentabilidade. Pode investigar até encontrar a que melhor se ajusta ao seu perfil.

No estado atual de alarme pelo contágio, a sociedade em geral, tem uma oportunidade de tirar proveito do seu tempo de lazer e aproveitar para aprender sobre finanças.