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5 formas de aumentar a lealdade dos seus clientes

3 min
Nov 20, 2018

Todos sabemos que atrair um novo cliente implica muito mais esforço do que reter um cliente existente. Portanto, fortalecer as relações com os clientes realmente vale a pena. Vamos rever alguns conselhos que podem ajudá-lo a melhorar a lealdade dos seus clientes e a aumentar a sua capacidade de retenção como Agente de Seguros.

1. Ser acessível

A todos nos incomoda que nos responda uma máquina quando ligamos a alguém. Se os clientes ligam para o seu telemóvel e você não puder atender a chamada, devolva-a assim que puder. Alguns agentes de seguros utilizam, de forma eficiente, os correios eletrónicos ou as redes sociais para responder aos pedidos dos seus clientes.

Lembre-se que fechar uma venda não é o final da relação com um cliente, mas sim o princípio da sua relação e compromisso com ele.

2. Ser mais humano

Apesar de vivermos num mundo muito digital, os consumidores continuam a procurar um serviço personalizado com um toque humano. Oferecer um serviço proativo aos seus clientes contribuirá, em grande medida, para ganhar a sua confiança.

Coisas simples, como perguntar-lhes sobre o seu canal de comunicação preferido (SMS, chamada, correio eletrónico), mudar a sua morada ou número de telemóvel ou lembrar-lhes com antecedência suficiente o pagamento dos prémios de renovação, etc. podem demonstrar aos seus clientes que eles são importantes o suficiente para estar atento aos pequenos detalhes.

Outra boa prática é demonstrar acutilância para compreender as suas necessidades e criar empatia com eles num nível mais aprofundado. Os Agentes de Seguros com sucesso têm um bom coeficiente emocional e sabem como assessorar os seus clientes sobre a sua realidade financeira, inclusivamente quando não estão de acordo com eles. Quando vai mais além, constrói uma lealdade verdadeira.

3. Facilitar o processo de resolução de sinistros de seguros de Vida e de acidentes

Esteja presente quando os seus clientes mais precisarem.

Participar um sinistro é um dos momentos mais críticos e pode ser algo esmagador para o seu cliente ou para os membros da sua família.

Intervir para os ajudar a preencher a documentação necessária e fazer um acompanhamento proativo de todo o processo de sinistro é fundamental para que os seus clientes apreciem a sua actividade de distribuição de seguros e o recompensem  com a sua lealdade.

4. Acompanhar os eventos importantes da vida dos seus clientes

Os eventos felizes, como comprar uma casa nova, um automóvel, o nascimento de um filho, os aniversários ou os parabéns, são ocasiões nas quais os clientes tendem a tomar decisões financeiras, incluindo a compra de um seguro de Vida ou um seguro de Acidentes Pessoais.

Estes momentos da vida do cliente também proporcionam a oportunidade para melhorar a sua relação com eles e fazer com que aumente a sua lealdade. Ao programar correios eletrónicos, publicações em redes sociais ou chamadas durante estes eventos chave da vida, pode fazer com que o seu cliente se sinta apreciado e aumentar, assim, as possibilidades de fazer outra venda. A experiência mostra que um cliente com muitas apólices tende a permanecer com um Agente de Seguros durante mais tempo do que aquele que apenas tem uma apólice.

5. Agregar mais valor além do seguro

Para além de lhes recomendar uma solução de seguro de Vida ou um seguro de Acidentes Pessoais, de que outra maneira pode transmitir valor aos seus clientes?
Uma forma de os conhecer melhor poderá ser saber quais são os seus interesses. Quando já os conhecer, indique-lhes recursos online como blogues, noticias e publicações em redes sociais que se relacionem com as necessidades reais dos seus clientes. Os correios eletrónicos também podem ajudá-lo a comunicar com clientes com os quais não mantém uma relação duradoura.

Conclusão

Devolver as chamadas perdidas com prontidão, estar presente ao longo de todo o processo de sinistro e contactar com os seus clientes de forma frequente, são formas e oportunidades simples para adicionar um toque humano ao seu serviço.

Os clientes que gostem de si, manter-se-ão fiéis. Os clientes que lhe compraram várias apólices também se manterão leais. Dedique um período de tempo específico a atender os seus clientes atuais e será recompensado com a sua lealdade.