Se há uma coisa certa é que um bebé não vem com um manual de instruções. Antes do nascimento de um filho, muitos futuros pais procuram cursos de cuidados pré-natal, leem livros especializados e fazem mil perguntas aos amigos que já têm filhos. No entanto, por mais que se estude e procure informar-se, nunca se está 100% preparado para a chegada do primeiro filho. Ter um bebé é como andar numa montanha-russa, um percurso incrível e mágico, mas com momentos de dúvida e incerteza.
Preparado ou não, quando um bebé nasce, a sua vida muda completamente. Descubra tudo aquilo que precisa de saber e que se calhar ainda não lhe contaram.
Dar de mamar nem sempre é fácil
Amamentar uma criança nem sempre é fácil, por vezes leva algum tempo e requer prática. Informe-se com o seu médico acerca deste tema e fale com amigos que já tiveram filhos para aprender com as suas experiências.
Nem todos os bebés dormem à mesma hora
Quase todos os livros sobre a maternidade dizem que um bebé dorme cerca de 12/16 horas por dia. No entanto, a verdade é que nem todos os bebés têm as mesmas rotinas de sono e temos de estar preparados para isso.
O que significa que… vai acordar algumas vezes durante a noite
Quando o seu filho nascer, vai aprender a valorizar uma boa noite de sono sem preocupações. Muitos pais dizem que a única solução para descansar é fazê-lo quando o bebé o faz, ou seja, adaptar-se e organizar as suas tarefas consoante os seus horários.
Os três primeiros meses são os mais complicados
Durante os primeiros meses de vida, o bebé tenta adaptar-se ao seu novo ambiente, por isso são os meses mais complicados e aqueles que trarão mais mudanças. Nesta altura devemos estar mais atentos aos movimentos do bebé, para aprender a identificar as suas necessidades.
Prepare-se para os comentários e opiniões, mas confie que sabe o que está a fazer
Familiares, amigos, conhecidos e, se calhar, até mesmo os seus vizinhos… todos terão um comentário a fazer sobre o seu bebé e como trata dele. Aprenda a confiar nos seus instintos e não deixe que os comentários e sugestões dos outros lhe façam sentir mal.
Rodeie-se de pessoas que lhe querem bem
Partilhe aquilo que sente com os seus entes queridos, não tenha medo de julgamentos pois todos os pais passam por momentos de insegurança, fazê-lo, irá ajudá-lo a encontrar a calma em tempos difíceis. Lembre-se que não é um super-herói, nem ninguém espera que o seja.
O seu bebé vai desenvolver-se ao seu próprio ritmo, não faça disso uma competição
Por mais que existam diretrizes gerais, nem todos os bebés desenvolvem-se ao mesmo ritmo. Não se preocupe se o seu filho demorar mais uns meses, do que aquilo que leu, a gatinhar ou a agarrar nos brinquedos.
Não se esqueça do seu parceiro/a
Ter um filho muda completamente a dinâmica de um casal. No começo, cuidar do seu bebé será um desafio pessoal, mas não se esqueça de que é algo que você faz em conjunto e que ambos têm as mesmas dúvidas e preocupações. Apoie sempre o seu parceiro, peça conselhos, partilhe as suas dúvidas e sentimentos…. É muito importante criar um ambiente de amor e tranquilidade para que o bebé possa crescer em harmonia.
Divirta-se com o seu bebé!
O conselho mais importante que precisa de saber antes de ter um bebé é aproveitar. É um momento único na vida, com alguns momentos difíceis é verdade, mas a maioria dos sentimentos que vai sentir serão de felicidade, amor e alegria por estar a viver este momento, por isso aproveite!
Fonte: