Há dois meses que as escolas fecharam para férias. Desde o mês de junho que os nossos pequenos desfrutam, como todos os anos, dos seus três meses de férias. Muito tempo livre e muitos planos pela frente mas... e o trabalhos de casa e a rotina escolar?
Este é um tema que tem sido alvo de debate aceso. Há quem defenda que é necessário seguir uma rotina de trabalhos para casa e que se oponha totalmente, pedindo que não se impeça as crianças de brincar e descansar durante as férias.
A idade importa?
Todos sabemos que uma criança de pré-primária não tem o mesmo tipo de TPC que uma de primária. A idade é um fator muito importante para analisar esses trabalhos para casa ou atividades de Verão.
Qual é o melhor formato?
A melhor maneira é que aprendam ao brincar e, sobretudo, que aproveitem muito o tempo:
- Para não perder costumes: não nos referimos a sentá-los numa cadeira com um caderno e um estojo, como nas aulas, mas de reforçar algo aprendido nas escola durante o ano anterior, de forma prática.
- Aprender cada dia: dormir e descansar é necessário nos seus dias de férias, mas também precisam de consolidar atitudes aprendidas, como o companheirismo, a lógica ou a paciência.
- Esqueça as imposições: esta prática nunca deve ser entendida como um castigo nem provocar sentimentos negativos. São atividades que reforçam a aprendizagem, mas se reparar que o seu filho não se divertir com elas, mude-as para que se adaptem aos seus gostos.
- Os pais têm muito para decidir: pense no que aprenderam os seus filhos durante o ano que acabou, tanto a nível de conhecimentos como aptidões, e transponha-os para a vida quotidiana. Tente mostrar-lhes que são os mesmos elementos que eles já aprenderam, para que os possam recordar.
O que podemos fazer?
Há uma grande variedade de atividades que podem ajudar os mais pequenos a continuar a aprender, durante o Verão. Com a prática, sempre se aprende melhor, por isso deve aventurar-se a ser criativo e propor-lhes planos que os ajudem a aprender enquanto se divertem:
- Ler livros ou histórias para fomentar o hábito de leitura, ver livros ou cantar canções para praticar línguas.
- Aprender regras ou ações para ser mais autónomos através dos jogos e brincadeiras. Por exemplo, aprender a vestir-se e arranjar-se rápido sem ajuda antes de sair de casa ou aprender a pôr a mesa antes de comer.
- Aprender o que acontece à sua volta através de jogos ou atividades divertidas. Por exemplo, fazendo um álbum de plantas, com amostras de folhas e flores que lhes chamem a atenção.