Os nossos filhos, assim como nós, desde muito novos irão começar a formar as suas próprias decisões e ideias. No entanto, haverá muitos casos em que os pais terão que dizer que não e corrigir certos comportamentos e, se não incutirmos um sentido de obediência e disciplina desde muito cedo, estas situações podem- se tornar muito complicadas.
Por volta dos 3/4 anos, as crianças começam a perceber se estão a portar-se bem, ou não. É nesta altura, então, que devemos começar a explicar quais são as regras e as normas da casa para que as adotem como hábito no seu dia a dia.
A sua atitude, os seus gestos e os seus comportamentos enquanto pai ou mãe são cruciais para que os seus filhos aprendam a distinguir entre aquilo que está bem, ou mal.
Siga estas 5 dicas para educar os filhos a serem obedientes e disciplinados:
1. Explique as regras de forma clara.
Comece pouco a pouco a ditar algumas regras e obrigações a seguir para que aprendam a obedecer. Pode começar com regras mais fáceis e à medida que o tempo passa, exigir mais. No entanto, não faça ameaças, não servirão de nada e apenas criarão um ambiente de conflito.
2. Mantenha-se positivo e não desista.
Não fale sobre as palavras "regras" e "obrigações" como algo negativo, mas trate-as sempre de maneira positiva, motivando o seu filho a fazer as coisas bem.
3. Explique-lhe as coisas de forma racional:
Não há nada melhor do que fazê-los refletir sobre o porquê de uma regra ser assim e, mesmo que não a percebam, a tenham que cumprir.
4. Ensine-os a obedecer de forma divertida.
Através de jogos, histórias, teatros e canções pode dar a conhecer aos seus filhos as regras que devem seguir de uma forma divertida.
5. Reconheça o seu esforço.
Elogie o bom comportamento sem cair no excesso. Recompense, apenas, em ocasiões especiais. Não precisa de dar recompensas muito grandes, mesmo, apenas, algumas palavras de gratidão são suficientes. Por outro lado, quando o comportamento é negativo, chame à atenção.