
Não há dúvida de que as crianças são as rainhas da casa e de que estamos sempre preocupados com a proteção delas. No entanto, os acidentes acontecem e ainda mais, tendo em conta a curiosidade infantil despreocupada. Conhecendo bem os risco que podem existir nas nossas casas, seria mais fácil evitá-los. Hoje, vamos concentrar-nos em prevenir golpes, quedas, cortes e queimaduras.
Na nossa mente, a nossa casa é o lugar seguro por excelência. Contudo, os riscos não deixam de lá estar: golpes e quedas, cortes, queimaduras, ingestão de produtos tóxicos ou de medicamentos, eletricidade… Segundo os dados de um estudo de um comparador de seguros indicam que mais de metade desses acidentes infantis (cerca de 54%) ocorrem em casa. Mas não precisa de se assustar, basta precaver-se e proceder a uma boa inspeção dos elementos existentes em sua casa para retirar do alcance das crianças os objetos potencialmente perigosos.
Evitar quedas, golpes e cortes
Não conseguimos impedir que as crianças se movam livremente, nem sequer tal é recomendável, por isso não estaremos livres de um ou outro embate. Mas para evitar males maiores, basta adotar algumas regras básicas:
- Manter janelas, varandas e portas fechadas com elementos à prova de crianças. Evitar colocar móveis ou cadeiras diante de uma janela e, se estiver a arejar uma divisão, não deixar as crianças sem supervisão.
- Caso tenha bebés, evitar deixar cadeiras de baloiço ou camas sobre superfícies elevadas.
- Se tiver escadas, instale barreiras de segurança. Certifique-se de que os corrimãos estão bem fixos.
- Instalar o televisor em altura, de modo a que as crianças não lhe consigam tocar nem empurra-lo.
- Cuidado com as superfícies escorregadias, se derramar algum líquido, limpe-o de imediato.
- Utilizar tapetes de borracha ou autocolantes anti deslizantes na banheira e no chuveiro. É fundamental que nunca deixe a criança sozinha enquanto toma banho.
- Fixar estantes e móveis de grandes dimensões à parede com firmeza e evitar que as crianças trepem a eles.
- Colocar fora do alcance das crianças qualquer objeto de vidro, cerâmica ou cortante (facas, lâminas de barbear, tesouras, ferramentas, agulhas…)
- Instalar protetores nas gavetas, rebordos, esquinas e em qualquer superfície que possa provocar cortes em caso de embate contra elas.
Sem queimaduras
A cozinha é a área da casa onde ocorrem mais acidentes e as queimaduras são um dos maiores riscos. Mas também é necessário controlar outras áreas das nossas casas:
- Manter as crianças pequenas longe da cozinha enquanto estiver qualquer coisa ao lume, mesmo com adultos presentes. E, ainda assim, colocar os cabos das caçarolas e sertãs sempre voltados para dentro, para que não sobressaiam.
- Colocar fora do alcance das crianças bebidas quentes, como café ou infusões.
- Mantê-las afastadas da zona do grelhador.
- Guardar fósforos e isqueiros de forma segura.
- Caso possua lareiras ou fogões a lenha, colocar uma barreira protetora e não permitir em nenhum momento que as crianças fiquem sozinhas junto de qualquer um deles.
- Ensinar as crianças a utilizar as torneiras de água fria e quente.