Segurança

Como evitar acidentes em casa?

2 min
Jul 11, 2018

Quando temos crianças pequenas em casa, sabemos que há muitos acidentes que podem surgir a qualquer momento. Mas, se calhar, não imaginamos que possam acontecer na nossa própria casa.

De acordo com algumas estatísticas, cerca de 54% dos acidentes com crianças menores de cinco anos têm lugar em casa. Desde que começam a gatinhar, a curiosidade por começar a explorar o mundo vai aumentando, assim como a sua capacidade para o fazer, quer seja a trepar, a andar ou, eventualmente, a correr. E assim, situações como queimaduras ou cortes, quedas, ingestão de produtos tóxicos ou medicamentos podem ser mais frequentes do que pensamos.

Por isso, deixamos-lhe alguns conselhos essenciais para prevenir os acidentes do lar e, assim, poder estar mais tranquilo dentro de casa e concentrar-se no que é realmente importante: desfrutar dos momentos com os seus filhos.

1. Manter o chão livre de obstáculos, evitar que fique escorregadio pelo excesso de cera e usar tapetes anti deslizantes na banheira.

2. Guardar os medicamentos, produtos de limpeza, inseticidas e produtos de jardinagem num lugar seguro e fora do alcance das crianças.

3. Fechar armários e gavetas, e fixar os limites para evitar que caiam em cima de quem os abrir. Colocar as ferramentas em gavetas com as pontas ou elementos cortantes virados para dentro.

4. Fixar as prateleiras à parede, para não caírem em cima de quem se apoiar nelas.

5. Evitar as salpicadas ao cozinhar com a ajuda de utensílios de cozinha próprios para o efeito enquanto se cozinham os alimentos. Situar os objetos quentes ou com chama viva fora do alcance das crianças.

6. Afastar as crianças da zona ou quarto de dar a ferro.

7. Utilizar tomadas giratórias ou de encravamento para proteger as crianças.

8. Colocar proteções nas janelas que estiverem ao alcance das crianças; normalmente, as que estiverem a menos de um metro do chão. 

 

Fontes: https://www.guiainfantil.com/accidentes/hogar.htm

http://www.webconsultas.com/bebes-y-ninos/el-bebe/como-evitar-accidentes-infantiles-en-casa-6810