Um tipo de acidentes ao qual prestamos pouquíssima atenção quando não temos crianças em casa são os domésticos.

Conjuntamente com a União Europeia e a OMS, há um projeto chamado EuroSafe cujo objetivo é promover a segurança dos cidadãos europeus em casa. É uma rede que visa a melhoria da segurança dos seguros de vida e acidentes disponíveis no mercado, sensibilizar os profissionais e o público em geral e oferecer medidas produtivas para prevenir estas lesões.

Lesões que um penso rápido não cura

Um indicador aproximado da gravidade média das lesões domésticas é a percentagem de mortes, com uma média de 230 000 anuais na UE-28. Quase 5 milhões de entradas hospitalares por lesões por ano e 33 milhões devem ser tratadas em serviço ambulatório nos departamentos de urgências, de acordo com o estudo Eurosafe.

Como preveni-los

Quedas. É fundamental manter os solos desengordurados, limpos e arrumados, se alguma zona for escorregadia, pondere colocar um tapete. Se precisar de apanhar algo que esteja fora do seu alcance, use uma escada, não tente ir depressa e usar qualquer coisa. Em caso de queda, a calma é o seu melhor aliado enquanto chega a assistência médica, mantenha a calma e faça com que o acidentado também se acalme.

Cortes. Os objetos cortantes são tão necessários quanto perigosos, guarde-os fora do alcance das crianças e mantenha-os arrumados, poupará tempo e desgostos. Em caso de acidente, comprima a ferida para estancar a hemorragia e, se for profunda, peça ajuda.

Medicamentos e produtos de limpeza fora do alcance das crianças. Nunca os disfarce, tire as etiquetas nem mude as embalagens originais. Em caso de intoxicação, será a forma para identificar o produto tóxico quando ligar para a emergência toxicológica onde lhe indicarão os passos a seguir.

Queimaduras. Tente utilizar luvas ao utilizar frigideiras, tachos e todos os acessórios que possam estar quentes. Muito cuidado com as pegas das frigideiras, que nunca sobressaiam das superfícies da cozinha. Em caso de queimadura, elimine a causa e arrefeça a zona afetada (nunca diretamente sobre a queimadura) com água corrente e fresca durante dez minutos ou mais.

Prevenir é a melhor cura

Tal como estes conselhos podem ajudá-lo a preparar-se para um imprevisto, também é provável que sofra algum acidente doméstico. Ter um kit de primeiros-socorros e instruções comuns para estes imprevistos é básico para toda a família.