Saúde e bem-estar

Síndrome pós-férias? Aprenda a ultrapassá-lo

1 min
Aug 10, 2018

Não é considerada uma doença mas afeta um grande número de pessoas no nosso país: trata-se da falta de energia e motivação para voltar ao trabalho depois das férias.

Os principais sintomas da síndrome pós-férias são a apatia, a tristeza e o cansaço. Nalguns casos mais extremos, pode chegar a provocar dor de cabeça, mau estar geral e ansiedade. As causas estão possivelmente relacionadas com o regresso a um ambiente pouco agradável: um trabalho pouco estimulante, um chefe conflituoso ou um ambiente laboral incómodo. Apesar de tudo isto, existem alguns truques básicos para que o regresso à rotina não seja tão amargo:

1.Regresse de férias um pouco antes. Retome a sua rotina diária alguns dias antes de começar efetivamente a trabalhar. Aproveite esses dias para adaptar-se e habituar-se aos novos horários.

2.Respeite as horas de dormir. É importante que regule os ritmos de sono e ponha o despertador uns minutos antes, sobretudo para evitar o stress e as pressas matinais.

3.Retome as suas tarefas de forma progressiva. Dedique algum tempo a analisar o que tem para fazer e a rever os seus emails. Priorize as suas atividades e comece pelas tarefas mais simples para que o seu regresso seja mais ameno.

4.Faça desporto. A prática desportiva ajudar-lhe-á a libertar endorfinas e a sentir-se mais feliz, otimista e relaxado. Desta forma, ao concentrar-se no exercício físico, esquecerá as preocupações e aliviará o stress.

5.Veja o lado positivo das coisas. Temos sempre a possibilidade de estabelecer novos objetivos para o regresso ao trabalho e assim aumentar a nossa motivação. Se tiver força de vontade, aceitar o fim das férias de forma positiva e construtiva pode ser mais simples do que parece.

6.Organize o seu tempo e divirta-se! Voltar à rotina não lhe deve impedir de desfrutar dos seus passatempos. Não deixe de dedicar-se às suas atividades e proponha-se até a renová-las e a experimentar coisas novas.

Fonte:

http://www.expansion.com/emprendedores-empleo/desarrollo-carrera/2015/08/25/55db4341268e3e746d8b4591.html