Saúde e bem-estar

Sabe porque é que o riso é contagioso?

1 min
Aug 10, 2018

Rir melhora a nossa saúde e ajuda a libertar emoções. Além disso, o riso é contagioso! Todos temos um amigo que, cada vez que solta uma gargalhada, cria uma onda de riso entre toda a gente. 

Vários psicólogos afirmam que o ser humano, de maneira inconsciente, tende a imitar ou repetir a expressão facial dos que o rodeiam, extraindo significados emocionais em milissegundos. Isto acontece porque associamos emoções às experiências passadas. Para além disso, o nosso cérebro está preparado para as relações biológicas e para favorecer a interação. 

Os neurónios espelho são os responsáveis – ajudam-nos a sentir empatia e afinidade com outras pessoas. Por essa razão, quando ouvimos uma gargalhada, a primeira reação é sorrir, e quando o riso continua, acabamos por rir também.

Estes neurónios imitam, como ato reflexo, o que as outras pessoas fazem, e desempenham um papel muito importante nas nossas capacidades cognitivas, originando processos de identificação fundamentais para transmitir, por exemplo, características entre pais e filhos.

Seja como for, ria e sorria sempre que possível!

 

Fontes:

https://blogs.20minutos.es/yaestaellistoquetodolosabe/por-que-se-nos-contagia-la-risa/

http://www.lne.es/vida-y-estilo/salud/2016/02/12/risa-contagiosa/1882298.html