É provável que não exista a pílula da longevidade, mas o que é certo é que a esperança média de vida tem aumentado. Falamos de um fenómeno crescente no nosso país, onde, na última década, este indicador registou um aumento de 2,44 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística. 

Qual é o segredo? Se perguntarmos nos locais com maior taxa de longevidade, como Grécia ou o Japão, a resposta são, respectivamente, os fungos e as algas. Os genes desempenham um papel muito importante, mas tanto a dieta japonesa como a mediterrânea seguem padrões semelhantes no que diz respeito a uma dieta saudável e equilibrada, rica em legumes, grãos, nozes e leguminosas.

Também é aconselhável evitar todos os alimentos que aceleram o aparecimento de doenças e, que assim, prejudicam a nossa saúde. Especificamente, é importante evitar aqueles que são ricos em gorduras saturadas, de origem animal ou trans e álcool, açúcar e sal.

“Seja o seu alimento o seu medicamento e seja o seu medicamento o seu alimento” observou Hipócrates. Certamente um bom sábio, uma vez que muitos especialistas dizem que o segredo para a longevidade reside 80% no nosso estilo de vida e os restantes 20% nos nossos genes.

O estilo de vida inclui não só os nossos hábitos alimentares, como também a forma de cuidar do nosso corpo. Devemos dormir pelo menos oito horas por dia, fazer exercício regularmente ou pelo menos caminhar 30 minutos por dia. Isto ajuda a combater o sedentarismo e a prolongar os nossos anos de vida.

Além de aplicar estas rotinas, devemos realizar cinco refeições ligeiras por dia, parar de comer antes de estarmos totalmente saciados, e, claro, ingerir uma menor proporção de alimentos à noite.

Em suma, seguir cada uma destas diretrizes ajudará a que a sua saúde não sinta tanto a passagem do tempo. Não vamos alcançar a felicidade da vida eterna (pelo menos nos próximos tempos), mas estaremos mais perto de uma vida mais longa.

 

Fontes:
http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2017-05-29-Portugueses-ganharam-mais-de-dois-anos-de-vida-numa-decada
http://ecoosfera.com/2015/07/4-habitos-alimenticios-practicados-por-las-personas-mas-longevas-del-mundo/
http://www.abc.es/salud/noticias/20140316/abci-dieta-favorece-longevidad-201403141920.html

Publicado: 16-07-2018