Saúde e bem-estar

Medo de sair à rua

1 min
Apr 17, 2020

Embora o primeiro estudo sobre a criação de um hábito de conduta tenha estabelecido que são necessários 21 dias, um estudo posterior da University College de Londres1 estabeleceu que, em média, na realidade, são necessários 66 dias para incorporar uma nova conduta na nossa rotina e fazer com que se mantenha.

Embora haja diferentes receitas para criar este hábito, o que é certo é que alguns são mais difíceis de estabelecer na nossa conduta. Ainda assim, um estudo de investigadores da Universidade Europeia revela que 70% da população tem medo de se contagiar e 50% sente pavor ou ansiedade ao sair de casa.

Como lidar com o medo de sair à rua

Este medo é natural, passámos por uma época difícil, com marcadas indicações de distanciamento social e solidão em confinamento. Agora é a altura de retomar a nossa vida social, de recuperar os pequenos prazeres como um passeio ao sol.

É normal sentir um certo nível de ansiedade, mas devemos ter consciência de que é um processo normal, e não deixe que o stress o controle.

Para as saídas, é recomendável que cada um estabeleça os seus próprios limites, se não se sentir bem passados 20 minutos de passeio, volte para casa. Pouco a pouco é melhor do que de repente e não nos devemos deixar levar pelos processos de adaptação ao meio envolvente, cada um faz à sua maneira.

Quanto às interações, lembre-se que a distância é física, não mental. Usemos a empatia para contrariar a ausência de contacto, gestos e sinais de carinho podem encurtar a distância.

E com tudo isto, combata os seus medos todos os dias, pouco a pouco. Tenha consciência das suas próprias necessidades respeitando as dos outros. Estamos todos juntos nesta batalha contra uma pandemia que ninguém tinha vivido antes, seja compreensivo e comece a recuperar a sua normalidade.
 
1 https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ejsp.674