Saúde e bem-estar

6 maneiras de se manter fiel às resoluções de Ano Novo

2 min
Jul 16, 2018

Este ano, coloque a si mesmo uma pergunta importante – como posso criar resoluções de Ano Novo que realmente consiga cumprir?

Estas dicas irão ajudá-lo a fazer resoluções realistas e viáveis para 2017.

• Faça algo que realmente quer fazer

Quantas vezes pensou em perder peso, poupar mais dinheiro ou comer melhor? Não faça algo para agradar aos demais. Faça algo verdadeiramente importante para si. Prefere inscrever-se num ginásio ou experimentar meditação, para relaxar? Será mais feliz dando algo à comunidade, voluntariando-se para uma causa que o preocupa, ou comprando um carro novo?

• Seja específico/a

Fazer uma resolução de Ano Novo é simplesmente definir uma meta. Concretizar o “como” e o “quando” é fundamental. “Eu vou perder peso” não é suficientemente específico. Dizer “Eu vou perder 20 quilos entre janeiro e março” aumenta as probabilidades de atingir o objetivo.

• Pense em grande, planeie moderadamente

Divida a sua resolução em pequenos passos. Em vez de planear ler 24 livros, pense em ler 2 livros por mês. Se está à espera de poupar dinheiro no ano novo, introduza na sua rotina diária tarefas que irão ajudar a atingir esse objetivo – trazer o almoço de casa, partilhar viagem para o trabalho ou concentrar o tempo livre em passatempos baratos e atividades sociais gratuitas. É mais fácil chegar a esses patamares menores de forma contínua, atingindo um patamar maior no longo prazo.

• Mantenha o rumo

Lembre-se constantemente dos seus objetivos. Escreva a sua resolução em post-its e pendure-os onde os puder ver mais frequentemente – espelhos, portas, dentro do frigorífico. Tente dizê-lo em voz alta cada vez que vir uma destas notas, tornando-as num mantra pessoal. 

• Não seja demasiado exigente, percalços acontecem

Não desista se não cumprir os objetivos pequenos de vez em quando. Se não acordar tão cedo e perder um treino matinal, não se preocupe. Aproveite o descanso extra – da próxima, faça um treino extra para atingir aquilo a que se propôs. E se conseguir respeitar o seu calendário de treino durante uma semana inteira, recompense-se, nem que seja com algo pequeno, como um café relaxado ou um passeio.

• Mantenha-se inspirado

Implementar uma mudança na sua vida pode ser difícil, por isso procure ideias e conselhos de outras pessoas que tenham atingido com sucesso objectivos semelhantes. Livros, filmes, fóruns on-line e amigos ou colegas de trabalho podem suscitar a motivação necessária para que se mantenha no caminho certo.

Prepare-se para o sucesso deste ano, escolhendo metas significativas e práticas que irão melhorar o seu bem-estar. Mantenha-se comprometido com patamares pequenos e realistas ao longo do ano para criar mudanças reais na sua vida.