Saúde e bem-estar

Lagom: O segredo dos suecos

2 min
Jul 16, 2018

Lagom é o segredo dos suecos para viver o dia a dia de forma tranquila e equilibrada. O próprio termo lagom significa nem demais nem de menos. Lola Akinmade, autora do livro “Lagom – O segredo Sueco para Viver Bem”, afirma que se trata da “própria essência do que significa ser-se sueco e viver como um sueco”. Na prática, lagomconsiste em determinadas ações que podem levar a uma vida mais feliz e equilibrada.

1. O silêncio “saudável”

Lagom indica que não é preciso partilhar mais informação do que a necessária. Por isso, situações como as conversas de circunstância são absolutamente evitadas.

“Num nível básico, consideramos “o oposto do excesso. Portanto, qualquer gesto ou emoção, aparentemente deslocado num contexto de grupo, é geralmente recebido com um franzir do sobrolho… silencioso.” Lola Akinmade

Além disso, os suecos também não são adeptos de constatar o óbvio, o que é muitas vezes a causa do choque cultural entre turistas e locais. Muitas vezes, a frieza dos suecos é, segundo a autora, quietude, sendo que até entre amigos, os diálogos podem conter longos silêncios.

2. Emoções q.b.

Quando o tema de conversa são as emoções, apesar de lagom incentivar o choro e o riso quando necessários, também diz que devemos “escutar e satisfazer as nossas necessidades emocionais mais do que os nossos desejos”, dando espaço a que outros também possam brilhar.

3. Comida “sustentável, ética e local”

No contexto da alimentação, lagom defende a moderação em vez da restrição. Isto implica ter em conta a origem dos produtos e a forma como afetam o nosso organismo e bem-estar.

“Uma cultura alimentar baseada na abertura e acessibilidade reduz a nossa necessidade inerente de consumir de mais (…) porque o sueco comum sabe que pode ter acesso ao que quiser, quando precisa.”

4. Fika: trabalhar com moderação

Trata-se de evitar um ritmo laboral muito acelerado, incentivando os intervalos várias vezes ao dia. Pretende-se, assim, descansar a mente e equilibrar os nossos pensamentos e emoções.

“Fika é um estado de espírito, uma atitude e uma parte importante da cultura sueca. E é um bom negócio: as empresas onde a fika está institucionalizada têm melhores equipas e são mais produtivas.” John Dexbury, dono da página SwedishFood.com

5. Qualidade de vida

Por último, o conceito de lagom também se estende ao estado de plenitude física, mental e espiritual através do descanso da mente, exercício regular e tempo de reflexão.

“Acima de tudo, lagom quer que façamos uma análise profunda e intimamente nos perguntemos: o que é que viver bem significa para mim?”

 

Fonte: 

http://observador.pt/2017/08/10/depois-do-hygge-o-lagom-os-suecos-tambem-nos-querem-ensinar-a-ser-felizes/