Saúde e bem-estar

Gripe ou constipação? Saiba as diferenças

1 min
Aug 10, 2018

Estamos na época dos espirros e das tosses, mas sabe reconhecer a diferença entre uma gripe e uma constipação? Siga as nossas perguntas, aprenda a identificar as diferenças e saiba exatamente aquilo que tem de fazer para aliviar os sintomas e recuperar rapidamente.

Quando é que começou a sentir-se mal?

As constipações costumam evoluir de maneira lenta e progressiva, a gripe, no entanto, é repentina. Se for gripe, não estranhe se o ligeiro mal-estar que sentiu ontem, se tenha transformado em dores musculares e dores de cabeça que não o deixam sair da cama.

Tem febre?

Uma constipação não costuma provocar febre, mas uma gripe pode fazer subir a sua temperatura corporal acima dos 38ºC. 

O que significa a dor de cabeça?

Ter dores de cabeça persistentes é um dos sintomas principais da gripe, no entanto, quando estamos constipados também podemos sofrer de dores de cabeça devido ao congestionamento das vias respiratórias.

Sente-se cansado ou fraco?

Este é um dos principais sintomas da gripe. Sentirá mal-estar, dores musculares e articulares, principalmente nas extremidades e nas costas. 

Que tosse tem? Seca ou produtiva?

A tosse atua como um mecanismo de defesa, cujo objetivo é eliminar a expetoração das nossas vias respiratórias. Quando a gripe ataca, a tosse costuma ser seca, irritativa e sem mucos. No caso da constipação, a tosse costuma ser mais áspera e produzir expetoração.

Tem calafrios?

Os calafrios aparecem com a gripe e não são um sintoma habitual das constipações. 

Como aliviar os sintomas da gripe e da constipação:

Medicação: anti-inflamatórios/analgésicos (aliviam a garganta e dores de cabeça/ muscular), antitússicos (reduzem e acalmam a tosse), anti-histamínicos (descongestionam).

Remédios naturais: gengibre (alivia a tosse), tomilho (alivia a expetoração), echinacea (mantém as defesas altas).

Procure um especialista se tiver dúvidas. Se a febre exceder 39ºC. em crianças e 40ºC em adultos, aconselhamos que vá às urgências o mais rápido possível.

 

Fonte:
http://www.clara.es/bienestar/salud/como-diferenciar-gripe-resfriado-consejos-para-curarte-rapido_503

 

Na MetLife queremos ajudá-lo a melhorar a sua qualidade de vida com estas sugestões que não constituem conselhos técnicos ou clínicos. No caso de sentir algum sintoma de mal-estar ou desconforto, consulte um especialista que lhe possa recomendar o tratamento adequado.