A boa higiene é fundamental para manter a sua casa limpa. Ainda que a higiene e a limpeza possam parecer semelhantes, existem diferenças que devemos ter em conta. A higiene tem a ver com as medidas que servem para proteger a saúde e o bem-estar, enquanto que a limpeza é definida como o processo de remover a sujidade.

Os micróbios vivem nos lençóis, colchões e em quase todos os cantos da nossa casa. Faz ideia de quantas bactérias pode ter na sua cama? Até 10 milhões!

O que podemos encontrar nos lençóis?

Resíduos de suor e saliva

Sujidade do exterior

Fungos

Células mortas da pele

A realidade é que muitas pessoas não mudam os lençóis quando deveriam e, quando os lavam, devido à concentração de micróbios acumulados no tecido, a máquina de lavar roupa não remove por completo toda a sujidade numa só lavagem.

Para além disso, cada noite o nosso corpo larga uma grande quantidade de células mortas da pele, que permanecem no tecido dos nossos lençóis. Isto atrai ácaros, que interferem no nosso sistema respiratório.

De quanto em quanto tempo devemos mudar os lençóis? E como devemos lavá-los?

Os especialistas em microbiologia recomendam lavar os lençóis uma vez por semana.

Para uma limpeza correta e eficaz, é muito importante que lave um conjunto de lençóis de cada vez na sua máquina de lavar roupa. Lave os lençóis em água quente, entre 40 e 60 ºC , mesmo que não tenham manchas,  para poder eliminar todos os ácaros do tecido.

Deve ainda arejar o seu quarto pelo menos 10 minutos por dia, aspirar uma vez por semana e passar um pano pelos móveis diariamente.

Com estas medidas de higiene e limpeza conseguirá prevenir doenças e alergias e, assim, dormir muito melhor. 

 

Fonte:https://www.huffingtonpost.com/entry/how-often-you-should-actually-be-washing-your-sheets_us_55cb9271e4b0f1cbf1e72931

 

 

Publicado: 10-08-2018