As nossas profissões são parte do nosso estilo de vida. Para que a nossa saúde não saia prejudicada, devemos compensar os desgastes que o trabalho causa.

No caso dos trabalhadores independentes, pelo ritmo laboral e grande carga de stress, é ainda mais importante seguir uma dieta correta e hábitos saudáveis. Estes são 4 dos mais importantes:

 

Alimentação

Na maior parte dos casos, o ritmo de vida acelerado faz com que exista uma menor preocupação com a comida, servindo qualquer coisa para “matar a fome” – muitas vezes fast food ou outras opções menos saudáveis.

É importante incluir na dieta pratos com alta carga energética, como hidratos de carbono (massa, arroz, batatas, legumes) e as chamadas “gorduras boas” ou insaturadas (peixes gordos). A dificuldade não se encontra no que comer, mas sim na organização das refeições. Para combater a fadiga, a irritação e o stress, o magnésio converteu-se num mineral fundamental. Pode encontrar-se em vegetais de folha verde, tâmaras, legumes, soja, sementes, frutos secos, marisco e cacau.

A situação ideal é planificar a dieta e cozinhar em casa com antecedência, mas caso seja impossível, cuidado com os menus dos restaurantes e take-aways.

 

Praticar desporto

Se a alimentação for uma questão a melhorar no futuro, é imprescindível compensar com uma rotina de exercício semanal. Tendo em conta que estar de baixa é um contratempo especialmente grave para um trabalhador independente, é fundamental manter o metabolismo ativo e prevenir doenças.

Há um amplo leque de opções para cuidar a forma física e mental, através da prática desportiva. Reduzir o stress, “desligar” e libertar tensões são processos necessários quando estamos submetidos a altos níveis de pressão no dia-a-dia.

Existem infinitas possibilidades para encontrar aquelas atividades que melhor se adaptam às nossas necessidades. 

 

Descanso

Quando se é o seu próprio chefe é difícil definir quando termina o horário de trabalho e chega o momento de descansar. As maratonas de trabalho devem ter o correspondente descanso de qualidade, e isso passa essencialmente por um bom regime de sono. Deve evitar-se trabalhar ou ler e-mails na cama. Se possível, o ideal é deixar os dispositivos eletrónicos fora do quarto. Dormir sempre à mesma hora também vai ajudar a regular o ciclo de sono e permite descansar melhor. 

 

Fomentar o pensamento positivo

Para poder alcançar as metas propostas é preciso ter controlo sobre o pensamento. Quando se é o único responsável do próprio sucesso, também se é responsável pela motivação. É difícil evitar ter pensamentos negativos, mas podemos eliminá-los rapidamente, desenvolvendo a nossa inteligência emocional. Um trabalhador independente com uma visão positiva e criativa do seu negócio terá uma melhor relação com os clientes, transmitirá mais confiança, e será mais atrativo para novos clientes pela sua atitude e eficiência. 

 

Manter a disciplina para ter uma vida saudável não é fácil, sobretudo quando existe exigência e urgência de forma constante. Ainda assim, melhorar alguns hábitos significa uma mudança significativa em energia positiva para enfrentar os desafios.

Cuide de si tanto como cuida do seu negócio. Esse é o caminho para poder tirar mais partido do trabalho e da vida.

 

Informação adicional:

http://cincodias.elpais.com/cincodias/2017/01/30/autonomos/1485777131_938825.html

http://sp.beneficios-incentivos.sodexo.com/news/emprendedores-freelancers-calidad-vida

Publicado: 16-07-2018