Saúde e bem-estar

Como é que as estações afetam o nosso corpo?

1 min
Aug 10, 2018

As estações do ano podem provocar alterações no nosso sistema imunitário. De acordo com a doutora Silvia Sánchez Ramón, “a alteração das estações na incidência das doenças infeciosas nos humanos está claramente estabelecida”.

O nosso sistema imunológico caracteriza-se por contar com uma rede gigante de células e órgãos que estão em constante funcionamento para manter o organismo livre de bactérias, vírus, fungos ou qualquer outro corpo estranho e infecioso que possa provocar alterações ou doenças.

Ter uma dieta variada e saudável durante todo o ano, fazer exercício físico de forma regular e tomar vitaminas durante o inverno pode ajudar a manter o nosso organismo em forma.

Vacinas? Sim, no inverno.

A única solução provada cientificamente contra as infeções é a vacina, que reforça o nosso sistema imunitário de forma significativa. A melhor época para a vacinação é o inverno, pois nesta, a necessidade de proteção e cuidado é essencial, uma vez que estamos expostos a grandes mudanças (como as de temperaturas) que podem causar alterações no nosso organismo.

Hábitos saudáveis

É muito importante seguir uma série de hábitos saudáveis para nos mantermos em forma e protegermos de todo o tipo de doenças. Ter uma dieta adequada e rica em nutrientes e vitaminas, além de fazer exercício físico de forma regular, vai ajudar-nos a manter o nosso organismo forte e saudável. Com a mudança de estações, o nosso organismo torna-se mais vulnerável e é fácil apanhar as infeções próprias de cada estação. Por isso, devemos evitar sempre que possível a exposição a fatores de risco.

Exercício físico

Ter uma vida ativa e hábitos saudáveis contribui para melhorar e proteger as funções realizadas pelo nosso sistema imunitário. No entanto, a atividade física intensa não deixa de ser importante, uma vez que é capaz de atuar como anti-inflamatório no organismo.

 

Fonte:

https://elpais.com/elpais/2017/09/18/buenavida/1505728121_258597.html