Saúde e bem-estar

Escapadas de outono

2 min
Aug 10, 2018

Nos últimos artículos que publicámos, falámos sobre os benefícios do ócio para a nossa saúde. A sociedade atual caracteriza-se pelo stress profissional e social e, por isso, uma escapada de outono vem sempre bem para repor as forças, a energia e a motivação. Aliás, muitas das pessoas que vivem em grandes cidades já pensaram em mudar-se para sítios mais calmos para aumentar a qualidade de vida da própria família. Esta vontade acentua-se sempre que voltamos das nossas férias maravilhosas, porque criamos a ilusão de que a nossa vida diária nesse local não seria como é agora, mas sim exatamente como quando estamos de férias. Talvez o problema não esteja na cidade, mas sim na nossa rotina diária.

Nem todas as cidades são caóticas e nem todos os destinos são um paraíso. Por isso, porque não combinar os dois?

A paisagem do nosso dia a dia está criada por uma selva de cimento caracterizada pelo trânsito e pelo ruído citadino. Muitas vezes é preciso afastarmo-nos de tudo isto e descobrir novos cantos fora das cidades perto de nós. Respirar ar puro, relaxar e realmente usufruir de um momento fora da sociedade e do mundo laboral. Muitas vezes, a linha é muito ténue e não vemos as diferenças entre o ócio e o trabalho, mas está na hora de aprender a fazê-lo.

Por isso, hoje propomos alguns sítios para onde escapar à cidade durante este outono.

1. Portas de Ródão. Classificada como Monumento Natural em 2015, esta formação geológica não só conta com algumas espécies de aves raras e em vias de extinção, como também tem uma paisagem deslumbrante de cortar a respiração. Aqui, vai sem dúvida conseguir desligar-se da azáfama do dia a dia.

2. Azenhas do mar. Apenas a 40km de Lisboa, e muito próxima do centro histórico de Sintra, esta aldeia acolhedora e fácil de visitar é a opção ideal para quem se encontra no centro do país e quer dar um passeio rápido de fim de semana.

3. Foz d’Égua. Esta pequena aldeia a 4km de Piódão é ideal para uma escapada de outono. Atravesse a ponte suspensa, descubra um pequeno santuário no topo da colina e aprecie a paisagem repleta de tranquilidade.

4. Miradouro Ponta do Sossego. Como o próprio nome indica, este miradouro situado na Ilha de São Miguel é o local de escapada da cidade perfeito para fugir à confusão da cidade. Aprecie a paisagem majestosa das montanhas e deixe-se relaxar pelas ondas do mar.

5. Parque Natural da Serra da Estrela. Com 101 000 hectares, este parque permite-lhe caminhar pela paisagem alpina e explorar o ponto mais alto de Portugal Continental. Se sente a necessidade de fugir à rotina do quotidiano e ver algo magnífico e arrebatador, este é o seu destino de escapada ideal.

 

Fonte:

http://nomadesdigitais.com/10-lugares-fora-dos-roteiros-turisticos-tradicionais-para-visitar-em-portugal/

https://gotoportugal.eu/pt/locais-a-visitar-em-portugal/