Saúde e bem-estar

Dicas de saúde para jovens adultos

2 min
Aug 10, 2018

Com 20, 25 ou 30 anos, a tendência é evitar os exames médicos e pensar que está tudo bem – sentimo-nos fortes, jovens e saudáveis. Provavelmente estamos também muito ocupados.

Mas para estar forte e saudável durante a vida é importante tratar corretamente o corpo enquanto ele é jovem. Com exames de rotina regulares, é possível identificar problemas ou doenças de forma precoce, enquanto aumenta a probabilidade de prevenir outras.

Partilhamos alguns conselhos para a sua saúde, caso se encontre nas casas dos 20 ou dos 30:

• Sim, necessita de um médico.

Se não tiver um médico de família, procure um médico de clínica geral da sua preferência e consulte-o para saber quantas vezes deve fazer checkups e para pedir conselhos gerais.

Os exames físicos ajudam a detetar sinais de doenças, como pressão alta ou colesterol, que podem causar problemas em idades mais avançadas. Identificar potenciais problemas como estes permite tratamento ou intervenções imediatas, o que significa maiores hipóteses de recuperação e menores efeitos secundários. 

As mulheres na casa dos 20 devem fazer um checkup mais específico de forma regular, incluindo exames pélvicos e teste de Papanicolau.

• Vacinações.

Não se esqueça de manter as vacinas em dia. Avalie a possibilidade de receber uma vacina anual contra a gripe, e a partir dos 19 anos, um reforço da vacina contra o tétano e da vacina contra a tosse convulsa, cada 10 anos. Pode ser importante também a vacinação contra a varicela, contra o vírus do Papiloma Humano e contra a pneumonia.

• Visite o dentista de forma regular.

Para manter os dentes brancos e saudáveis, é preciso ir ao dentista. 27% dos adultos entre os 18 e os 44 anos têm cavidades por tratar. Visitar o dentista no mínimo 1 vez por ano pode ajudar a prevenir a deterioração dos dentes e doenças das gengivas. Os fumadores, os diabéticos ou pessoas com histórico de problemas dentais na família podem necessitar de consultas mais frequentes.

• Vá ao oftalmologista, mesmo que não use óculos.

Mesmo que tenha uma visão perfeita, exames regulares aos olhos podem ajudar a detetar sinais precoces de doença. O seu oftalmologista pode procurar indícios de glaucoma, diabetes, artrite ou alta pressão sanguínea.

• Analise o histórico familiar.

Antes do seu primeiro checkup geral, fale com os membros da sua família para saber que doenças ou problemas existem. O seu médico poderá perguntar sobre este histórico, uma vez que a preexistência de certas doenças pode levar a testes ou análises mais frequentes.

• Quando visitar um especialista?

Se suspeitar que corre um risco elevado de contrair certas doenças, visite o seu médico de clínica geral  primeiro. Caso seja necessário, será dirigido a um especialista.

Mesmo que seja a imagem da saúde entre os 20 e os 40 anos, é importante fazer exames de saúde. Uma poucas horas do seu tempo nesta idade é um pequeno preço a pagar pela prevenção.

 

Informação Adicional:

Centers for Disease Control and Prevention: “Healthy Vision Month – Vision Health Initiative (VHI)”, 2015 – http://www.cdc.gov/visionhealth/healthyvisionmonth/index.htm?s_cid

Centers for Disease Control and Prevention: “Oral and Dental Health”, 2016 – http://www.cdc.gov/nchs/fastats/dental.htm

Centers for Disease Control and Prevention: “Regular Check-ups are important”, 2015 – http://www.cdc.gov/family/checkup/