Com 20, 25 ou 30 anos, a tendência é evitar os exames médicos e pensar que está tudo bem – sentimo-nos fortes, jovens e saudáveis. Provavelmente estamos também muito ocupados.

Mas para estar forte e saudável durante a vida é importante tratar corretamente o corpo enquanto ele é jovem. Com exames de rotina regulares, é possível identificar problemas ou doenças de forma precoce, enquanto aumenta a probabilidade de prevenir outras.

Partilhamos alguns conselhos para a sua saúde, caso se encontre nas casas dos 20 ou dos 30:


• Sim, necessita de um médico.

Se não tiver um médico de família, procure um médico de clínica geral da sua preferência e consulte-o para saber quantas vezes deve fazer checkups e para pedir conselhos gerais.

Os exames físicos ajudam a detetar sinais de doenças, como pressão alta ou colesterol, que podem causar problemas em idades mais avançadas. Identificar potenciais problemas como estes permite tratamento ou intervenções imediatas, o que significa maiores hipóteses de recuperação e menores efeitos secundários. 

As mulheres na casa dos 20 devem fazer um checkup mais específico de forma regular, incluindo exames pélvicos e teste de Papanicolau.


Vacinações.

Não se esqueça de manter as vacinas em dia. Avalie a possibilidade de receber uma vacina anual contra a gripe, e a partir dos 19 anos, um reforço da vacina contra o tétano e da vacina contra a tosse convulsa, cada 10 anos. Pode ser importante também a vacinação contra a varicela, contra o vírus do Papiloma Humano e contra a pneumonia.


Visite o dentista de forma regular.

Para manter os dentes brancos e saudáveis, é preciso ir ao dentista. 27% dos adultos entre os 18 e os 44 anos têm cavidades por tratar. Visitar o dentista no mínimo 1 vez por ano pode ajudar a prevenir a deterioração dos dentes e doenças das gengivas. Os fumadores, os diabéticos ou pessoas com histórico de problemas dentais na família podem necessitar de consultas mais frequentes.


Vá ao oftalmologista, mesmo que não use óculos.

Mesmo que tenha uma visão perfeita, exames regulares aos olhos podem ajudar a detetar sinais precoces de doença. O seu oftalmologista pode procurar indícios de glaucoma, diabetes, artrite ou alta pressão sanguínea.


Analise o histórico familiar.

Antes do seu primeiro checkup geral, fale com os membros da sua família para saber que doenças ou problemas existem. O seu médico poderá perguntar sobre este histórico, uma vez que a preexistência de certas doenças pode levar a testes ou análises mais frequentes.


Quando visitar um especialista?

Se suspeitar que corre um risco elevado de contrair certas doenças, visite o seu médico de clínica geral  primeiro. Caso seja necessário, será dirigido a um especialista.

 
Mesmo que seja a imagem da saúde entre os 20 e os 40 anos, é importante fazer exames de saúde. Uma poucas horas do seu tempo nesta idade é um pequeno preço a pagar pela prevenção.

 

Informação Adicional:

Centers for Disease Control and Prevention: “Healthy Vision Month – Vision Health Initiative (VHI)”, 2015 – http://www.cdc.gov/visionhealth/healthyvisionmonth/index.htm?s_cid

Centers for Disease Control and Prevention: “Oral and Dental Health”, 2016 – http://www.cdc.gov/nchs/fastats/dental.htm

Centers for Disease Control and Prevention: “Regular Check-ups are important”, 2015 – http://www.cdc.gov/family/checkup/

Publicado: 10-08-2018