Já se encontrou em alguma situação embaraçosa em que nota que está com mau hálito? Pode ser devido ao hálito matinal, halitose, ter comido algum alimento forte, ou por uma causa que você desconheça. Seja por que razão for, em algum momento todos nós passamos por isso. No entanto, existem algumas soluções que precisa de conhecer para combater o mau hálito.

O primeiro conselho que temos para si é claramente o mais comum, mas também o que às vezes falha mais: ter sempre uma escova e pasta de dentes à mão. A nossa boca armaneza grandes quantidades de bactérias  formadas pela decomposição de alimentos que permanecem na boca e produzem um mau cheiro. Por esta razão, os dentistas recomendam escovar os dentes várias vezes ao dia e utilizar fio dentário para eliminar os restos que possam permanecer entre os dentes. Além disso, quando for escovar os dentes, lembre-se de que também é importante limpar a língua.

Se se aperceber que está com mau hálito, não o tente esconder com um rebuçado. Seria como usar desodorizante se você tiver com mau odor corporal, pode dissimulá-lo por alguns minutos, mas não é uma solução eficaz. Depois das refeições, se não tiver a sua escova de dentes à mão, bocheche com água para eliminar os restos e as bactérias.

Escolha alimentos que cheirem bem ou que contenham vitamina C (melão, laranja, etc.) que proporcionam um bom odor bucal e também matam as bactérias. E, por outro lado, recomendamos evitar o tabaco, pois gera um mau odor oral difícil de eliminar.

Estas são algumas comidas que deve evitar se está numa situação em que não pode lavar os dentes:

- Couve-flor

- Cebola

-Alcachofra

-Alho

-Atum em lata

-Queijo
 

Se sente que o seu mau hálito persiste e não melhora com estes conselhos, recomendamos consultar um dentista para que lhe possa fazer um diagnóstico.

Publicado: 01-10-2018