Saúde e bem-estar

Conselhos para dormir bem apesar do calor

1 min
Aug 12, 2019

Com uma agenda de Verão bem cheia de programas e ideias, não há nada mais importante do que um bom descanso noturno. Precisa de carregar bem as baterias para chegar ao final de um dia em cheio!

Porém, muitas vezes o calor impede-nos de dormir bem, tanto a nós como aos mais pequenos, deixando-nos assim sem energia para poder aproveitar todos os planos como gostaríamos.

Para evitar esta situação, damos-lhe alguns conselhos para reduzir essa sensação de calor e passar uma noite descansada:

1. Mantenha o quarto bem escuro:

Especialmente se este se situa no lado mais quente da casa. Baixe os estores para evitar que entre calor do exterior.

2. Use a ventoinha de forma estratégica:

Coloque uma garrafa ou outro recipiente com água fria atrás da ventoinha. Desta maneira conseguirá que o ar que bombeia seja mais frio.

3. Tome duche com água fria:

Antes de ir dormir, para conseguir adormecer melhor. Tente encontrar a temperatura adequada, já que se a água estiver demasiado fria, o seu corpo perderá calor mais rapidamente.

4. Durma no andar de baixo:

Se vive numa casa com vários andares, escolha o andar de baixo para dormir (rés-do-chão ou mesmo a cave), já que o ar quente tem tendência a subir, e o ar frio permanece abaixo.

5. Arrefeça os lençóis:

Guarde os seus lençóis num saco e meta-o no frigorífico. Apesar de dar um pouco de trabalho e que uma vez postos de novo na cama não tardem em voltar a aquecer, esta técnica ajudar-lhe-á a adormecer, especialmente nas noites mais quentes.