Saúde e bem-estar

Como controlar as flutuações de peso

2 min
Sep 11, 2018

Controlar o nosso peso nunca foi uma tarefa fácil. Há quem queira perder peso e quem queira aumentar, mas em ambos casos, surgem sempre muitas dúvidas. A teoria do ponto de ajuste, também conhecida como o set point, explica o porquê de ser tão difícil mudarmos a aparência do nosso corpo. Esta teoria baseia-se na ideia de que o corpo está predisposto a manter um peso corporal estável, que varia apenas dependendo da energia que gastamos.

Na maioria dos casos, este ponto de ajuste é definido pelo estilo de vida e pela rotina que levamos. Isto quer dizer que nunca vai conseguir mudar de peso? Claro que não! A teoria do ponto de ajuste apenas significa que se quiser controlar seu peso, para que não aumente nem diminua, deve estabelecer uma rotina à qual o seu corpo se acostume. Esta é a única forma de estabilizar e evitar o efeito yo-yo, provocado por dietas drásticas.

Comece por mudar alguns maus hábitos e siga as nossas dicas para finalmente conseguir alcançar os seus objetivos:

- Beba mais água. Estar bem hidratado é fundamental para o bom funcionamento do organismo. A água é essencial no desempenho de várias funções corporais que incluem a digestão, absorção, circulação, transporte de nutrientes e manutenção da temperatura corporal.

- Coma de três em três horas. Manter uma alimentação saudável é um dos passos mais importantes para conseguir manter um peso saudável. Saltar refeições é uma das principais causas pelas quais muita gente não consegue perder peso, e se o perde, volta a ganhá-lo passado algum tempo. Isto é chamado o efeito yo-yo, uma reação do nosso corpo que acontece quando tentamos mudar de rotina de repente, e não respeitamos o nosso ponto de ajuste.  

- Evite alimentos processados. Encha o seu frigorifico de frutas e verduras. Cuide do seu corpo dando-lhe os nutrientes que precisar para desempenhar as suas funções.

- Pratique exercício. Se não está habituado a fazer desporto, comece devagar e aumente gradualmente a intensidade para evitar lesões.

- Durma entre 7 e 9 horas por noite. O seu corpo precisa de descansar e se não o fizer, nunca vai conseguir chegar ao seu objetivo de forma sustentável.