Saúde e bem-estar

Benefícios do riso para a nossa saúde

1 min
Aug 10, 2018

Quando se trata de levar um estilo de vida saudável, o riso é tão importante como ter uma dieta nutritiva e fazer exercício. O riso é a nossa resposta emocional mais básica, ninguém nos ensinou a rir nem a sorrir; são para cada um de nós, reações tão naturais como respirar. Está clinicamente provado que o riso tem um efeito poderoso e positivo na nossa saúde e no nosso bem-estar físico, emocional e social.

Nos últimos anos, o interesse pela terapia do riso tem vindo a crescer e a ser encarada como uma estratégia simples e eficaz de saúde e bem-estar, no entanto, ainda é um recurso pouco utilizado. Continue a ler para descobrir os benefícios do riso, e nunca mais se controle quando lhe apetecer soltar uma boa gargalhada e celebrar a vida.

1. Melhora o sistema imunitário. O riso melhora o mecanismo de defesa natural do organismo por aumentar a quantidade de células T no corpo.

2. Ajuda a reduzir o stress. O riso reduz instantaneamente os níveis de hormonas de stress tais como o cortisol, epinefrina (adrenalina) e a dopamina, a serotonina e aumenta a produção de endorfinas, reduzindo os efeitos do stress.

3. Funciona como um antidepressivo leve. O riso funciona como uma distração das coisas que nos causam ansiedade e aflição.

4. Reduz a pressão arterial. Quando nos rimos, dá-se um aumento do fluxo sanguíneo, que melhora a circulação e provoca um efeito relaxante que ajuda a reduzir a pressão arterial.

5. Energiza a mente e o corpo. O riso expulsa o ar dos pulmões e faz com que respiremos profundamente, aumentando o fluxo de oxigênio no nosso corpo.

6. Facilita o sono. Soltar uma boa gargalhada antes de dormir reduz o stress e a ansiedade, promovendo assim um sono profundo e reparador.

7. É contagioso. Rir não só eleva os nossos espíritos, mas também o espírito daqueles que nos rodeiam.

 

Fonte:

https://psicologiaymente.net/psicologia/beneficios-fisicos-psicologicos-risa