Saúde e bem-estar

Benefícios do café

1 min
Aug 10, 2018

Todos sabemos que, para muitas pessoas, um bom café pela manhã ajuda a despertar e a activar o corpo. Por essa razão, a produtividade tende a diminuir nos dias em que não se toma esta bebida.

Com o passar do tempo, várias investigações científicas têm revelado vários dos benefícios do café. Atualmente, não há dúvidas de que as virtudes ultrapassam os eventuais riscos. Isto está demonstrado num último documento publicado o mês passado, que indica que tomar até 3 chávenas de café por dia pode ajudar a reduzir o risco de morte1.

Esta bebida, com origem na Etiópia e na península arábica, é um poderoso estimulante graças ao seu principal ingrediente, a cafeína. Para além disso, ajuda a prevenir doenças como a diabetes ou o cancro.

Mostramos-lhe os 5 benefícios mais importantes, para que aprecie ainda mais esta bebida:

1. Melhora o rendimento físico: A hormona presente na cafeína aumenta os níveis de adrenalina e prepara o corpo para o exercício físico.

2. Ajuda a queimar gordura. A cafeína acelera a eliminação da gordura corporal, ainda que este efeito diminua com o consumo regular do café.

3. Melhora a capacidade cerebral. Alguns estudos demonstram a melhora em várias funções cerebrais, tais como a memoria, o estado de espírito, tempos de reação e inclusivamente os níveis de energia.

4. Diminui o risco de depressão. O consumo moderado de café pode ajudar a combater esta doença e também a reduzir a possibilidade de a sofrer.

5. Atua como antioxidante. O café pode ajudar a atrasar o envelhecimento das nossas células, melhorando a saúde cardiovascular, e portanto, permite viver mais e melhor.

Está surpreendido com todos estes efeitos? O café, uma das bebidas mais consumidas no mundo, pode ser realmente benéfico se o seu consumo é moderado.

 

Fontes:

http://www.elconfidencial.com/alma-corazon-vida/2013-12-09/beneficios-de-tomar-cafe-que-han-desvelado-las-investigaciones-cientificas_59249/

1 – ORIGINAL RESEARCH |11 JULY 2017 – Coffee Drinking and Mortality in 10 European Countries: A Multinational Cohort Study  – http://annals.org/aim/article/2643435/coffee-drinking-mortality-10-european-countries-multinational-cohort-study