Saúde e bem-estar

Atitude positiva para uma vida melhor

2 min
Aug 10, 2018

8 conselhos para ser mais positivo!

Por natureza, somos algo egocêntricos. Somos o centro do nosso próprio mundo, o eixo em torno do qual tudo gira. É por isso que tudo o que passa pela nossa mente nos afeta tanto. Os pensamentos negativos, deprimentes, empurram-nos para baixo. Os positivos, por outro lado, elevam-nos e fazem com que tudo se torne melhor. Esta tendência para a positividade, para ver o lado brilhante das coisas, é objeto de estudo da psicologia positiva [1].

Partilhamos consigo 8 conselhos para ser mais positivo e ter uma vida mais luminosa, de acordo com a psicologia positiva:

• Seja otimista!

Ter uma visão positiva das coisas tem um efeito poderoso na nossa vida, afetando o desenrolar dos acontecimentos. O simples facto de acreditar que as coisas vão correr bem ajuda a que corram. Pensar que algo não vai funcionar pode ser um “travão” para as suas ambições. Mude de perspectiva!

• Crie objetivos positivos e tome atitudes!

Queremos melhorar a cada dia que passa, melhorar pessoalmente, melhorar profissionalmente, etc. Para isso temos de reforçar as nossas melhores qualidades, como a curiosidade, a criatividade, a esperança, a força de vontade, entre tantas outras, caminhando em direção às metas que nos permitam evoluir e ter uma vida melhor. Não vale a pena pensar nas qualidades menos positivas!

• Prefira as relações positivas!

Escolha as pessoas com quem passa tempo. Fortaleça essas relações positivas com quem troca emoções, que o fazem sentir bem e não tenha medo de procurar o conforto dos amigos e familiares. Se os ajudar quando eles precisam e se os encorajar nos momentos mais frágeis, vai receber de volta o mesmo tratamento quando precisar.

• Saboreie os bons momentos!

Viva com intensidade cada detalhe que o faça feliz, seja pequeno ou grande, deixando de lado as preocupações. Aprecie um dia de sol, veja os pássaros, ouça a música de que gosta; não deixe que estes prazeres passem por si sem os apreciar.

• Agradeça!

Seja grato pelas coisas boas que tem e faça saber a quem mais quer que está contente por tê-los na sua vida! Um bom exercício a fazer é pensar em tudo o que é positivo na sua vida assim que acordar. Desta forma, começa o dia em grande!

• Aceite as coisas como elas são!

Isto não significa que deva acomodar-se. Significa apenas que não deve tentar mudar aquilo que é impossível mudar. Assim pode concentrar-se em melhorar aquilo que depende de si.

• Tenha uma vida saudável e equilibrada!

Esta é óbvia, não é? Coma bem, faça exercício, ria e sorria muito. Não é fácil manter estes hábitos para ter uma vida saudável, mas tente, procure formas de reforçar estes comportamentos até encontrar um ponto de equilíbrio, e verá como se sente bem melhor.

• Experimente coisas novas!

Não tenha medo da aventura, do desconhecido, da novidade. Alguns dos nossos medos impedem-nos de aproveitar e celebrar a vida ao máximo. E a vida é para ser vivida! Qualquer coisa nova pode ser assustadora, mas isso faz parte e deve ser enfrentado. O novo conhecimento e a sensação de medo ultrapassado aumentam a confiança e a força interior, preparando-nos cada vez mais para o que vier.
 
Em conclusão, se quer ter uma vida mais positiva, seja positivo. A mudança começa em si.

 

[1] Shane J. Lopez, C. R. Snyder, The Oxford Handbook of Positive Psychology, 2011