Saúde e bem-estar

As melhores horas para apanhar sol de uma forma saudável

1 min
Aug 16, 2018

O verão já chegou e com ele vem a vontade de bronzear-se, apanhar sol e descontrair. Se já se está a imaginar na praia e a preparar a mala para ir de férias, leia este artigo, antes, para saber como aproveitar o verão ao máximo sem pôr a sua saúde em risco.

Embora para muita gente um dia de verão ideal é para ser passado a apanhar sol na praia, existem certas horas nas quais não o devemos fazer. Descubra aqui quais são as melhores horas do dia para apanhar sol de forma saudável.

A primeira coisa a ter em conta é percebermos porque é que existem algumas horas mais saudáveis para estar ao sol do que outras? Tem uma explicação muito simples: nas horas em que o sol nos afeta diretamente, ou seja, ao meio-dia, é menos aconselhável apanhar sol porque afeta diretamente a nossa pele e pode causar problemas de saúde graves. Quando estiver na praia, não deve ficar ao sol durante mais de 3 horas e nunca se esqueça do protetor solar. Leve sempre uma garrafa de água e refresque-se para evitar ficar desidratado.

Quanto à melhor altura para estar na praia, como dissemos, há algumas horas nas quais não é recomendado apanhar sol, como por exemplo, à hora do almoço. Tente apanhar sol de manhã cedo, ou ao fim da tarde, em que o sol bate perpendicularmente e a exposição é menor.

As horas recomendadas pelos especialistas para estar ao sol, ainda que sempre com protector solar, são:

- De manhã até às 11:00/12:00, no máximo

- À tarde, a partir das 16:00.