Saúde e bem-estar

Água engarrafada ou da torneira?

1 min
Aug 10, 2018

Nos últimos anos, o consumo de água engarrafada aumentou consideravelmente a nível mundial. Portugal é o quarto país da Europa que mais consome água de garrafa[1], depois de Itália, Alemanha e Bélgica, respetivamente. Na maior parte do nosso país, a água da torneira é perfeitamente potável e desfrutar dela é uma vantagem. No entanto, nem toda a gente prefere esta opção, por isso: qual é a mais saudável?

Ambas são igualmente saudáveis. Excetuando as zonas em que o seu consumo não é recomendado, no nosso país não existem diferenças substanciais entre água da torneira e água engarrafada.

A da torneira, devido à alta quantidade de cloro em algumas zonas, deve ser tratada, daí o seu sabor poder variar de um sítio para outro. Também é verdade que algumas águas engarrafadas foram submetidas a um processo de potabilização para adaptá-las à água natural da torneira.

A escolha entre os dois tipos de água depende basicamente do nosso gosto. Ainda assim, é muito importante ter em conta o fator ecológico. Neste aspeto, a água da torneira é de longe a preferível. As garrafas de água de plástico demoram entre 100 e 700 anos a biodegradar-se e a destruição do plástico pode gerar uma grande quantidade de gases tóxicos.

As garrafas de plástico não devem ser reutilizadas. Apesar de ser um hábito bastante generalizado, se a água permanece muito tempo engarrafada a temperatura ambiente pode pode começar a libertar-se um composto químico prejudicial chamado bisfenol-A, que acabará por contaminar a água.

Por último, há que destacar que em caso de emergência ou desastre natural, é extremamente útil poder ter acesso a água engarrafada. Felizmente sofremos poucas catástrofes naturais mas, quando ocorrem, as redes de abastecimento de água costumam ficar afetadas e o processo de contaminação de fontes de água potável costuma ser bastante rápido.

Fonte:

http://www.eldiario.es/consumoclaro/ahorrar_mejor/agua-grifo-botella-buena-salud-contaminantes-infecciones_0_433957610.html

[1]http://www.aneabe.com/el_agua_mineral/cifras-del-sector/