Saúde e bem-estar

Medicina Alternativa – O que a acupunctura pode fazer por si

1 min
Aug 10, 2018

Embora a acupunctura seja uma técnica milenária, no Ocidente ainda temos muitas dúvidas e preconceitos a respeito deste tratamento e dos seus benefícios. Esta prática também é usada em animais e até em plantas, não sendo uma cura a nível local, mas sim uma melhoria geral do sistema imunológico, nervoso, sensorial e emocional.

Começamos por esclarecer as perguntas mais frequentes:

A inserção da agulha é dolorosa?

O principal travão no momento de experimentar esta técnica é o medo de sentir dor. Embora o nível de relaxamento do paciente também tenha influência, as agulhas de acupunctura têm a espessura de um cabelo e estão desenhadas para penetrar no corpo sem prejudicar os tecidos.
Nas mãos de um profissional qualificado, a inserção da agulha é semelhante a um belisco ou a um formigueiro que desaparece rápidamente.

Em que se baseia a acupunctura?

O objetivo final da acupunctura é regular as nossas energias, visando gerar um bem-estar geral e uma sensação de equilíbrio. De acordo com esta técnica, o corpo possui canais invisíveis através dos quais fluem as nossas energias, conhecidos como “meridianos”. Os pontos de acupunctura estão localizados perto das fibras nervosas, e quando estimulados enviam sinais para a medula espinhal e para o cérebro, libertando químicos que aliviam a dor.

O que acontece durante a primeira consulta?

A primeira consulta é semelhante à de um médico convencional. Primeiro averigua-se a razão para essa mesma consulta e quais os tratamentos e doenças prévias ou atuais. A diferença é que o foco aqui será sobre o estado de saúde em geral, observando os movimentos, língua, unhas e particularmente as ondas dos pulsos, que é a principal forma de diagnóstico.

Qual é a doença mais comum que se trata com acupunctura?

A dor crónica é uma das razões mais frequentes, já que a acupunctura é eficaz no seu tratamento. Os benefícios são vários, no entanto, e é eficaz para várias doenças:

1. Stress

2. Depressão

3. Sintomas de alergias

4. Alivia os sintomas em pacientes com ovários policísticos 

5. Ajuda para deixar de fumar

 

Fontes:

http://www.vanguardia.com.mx/articulo/todo-lo-que-tienes-que-saber-sobre-la-acupuntura-y-sanar-dolores

http://masgrau.net/es/portfolio/preguntas-frecuentes-sobre-acupuntura/