Saúde e bem-estar

O abacate: o fruto desconhecido que se tornou na iguaria do século 21

1 min
Jul 31, 2018

Há alguns anos, o abacate não fazia parte da nossa alimentação da forma que faz hoje. No entanto, atualmente, qualquer restaurante tem um prato com este fruto e, muitas vezes, onde este é o ingrediente principal. Mas já se preguntou a que se deve a súbita popularidade do abacate?

De facto, este fruto tem vários benefícios para a nossa saúde: contém potássio, proteína, fibra, cálcio e fósforo, é bom para o coração e para o tratamento do colesterol, possui uma alta concentração de diferentes tipos de vitaminas (B1, B2, B3, B6, B9, C, E, A, K). Além disto tudo, para quem gosta de abacate, o sabor é fresco e delicioso.

Além de todos estes benefícios alimentares, os verdadeiros amantes do abacate saberão que este é um fruto muito versátil. Conhece os vários usos do abacate? Nós dizemos-lhe:

  • Na alimentação, pode ser utilizado como um complemento, por exemplo numa salada, ou como o ingrediente estrela nas famosas tostas de abacate;
  • O abacate é muito usado para hidratar o corpo, é um ótimo fruto para fazer uma máscara nutritiva para os cabelos secos, assim como para hidratar a pele;
  • É considerado um alimento detox, pelas suas propriedades depurativas;
  • Ajuda a melhorar a circulação. Basta que faça uma mistura de abacate com algumas gotas de limão e a aplique na pele. 

Se ainda não o faz, está preparado para inserir este superfood na sua dieta? Antes de o fazer, tenha em conta que uma vez cortados os abacates começam a oxidar rapidamente, por isso deve consumi-los imediatamente, ou pode guardá-los no frigorifico com algumas gotas de limão por cima para evitar a oxidação.