Saúde e bem-estar

7 alimentos “light” que não são tão saudáveis como pensa

2 min
Aug 10, 2018

Sem gordura, sem adição de açúcar, integral, bio, orgânico … Estas são apenas algumas das frases que parecem gritar “alimentos saudáveis” nos rótulos das embalagens de muitos produtos que encontramos em qualquer supermercado. No entanto, nem sempre é verdade, muitas vezes um produto classificado como “sem açúcar” pode implicar um alto teor de gordura ou vice-versa. Não se deixe enganar pelas embalagens e descubra quais os alimentos que consideramos saudáveis, mas que, realmente, não o são.

Pipocas de micro-ondas

Quando vamos ao supermercado, encontramos milhares de sabores e variedades de pipocas: salgadas, doces, com manteiga e, até, “light”. Podemos acreditar que as pipocas “light,” sem açúcar, sejam uma boa opção para um lanche saudável, já que vêm do milho. No entanto, os nutricionistas alertam para os altos níveis de sódio e do produto químico diacetil, presente na maior parte das pipocas de micro-ondas.

Molhos e temperos “light”

Já reparou em todos os ingredientes que contêm este tipo de temperos? É uma lista infinita de conservantes, açúcares e aditivos. Se está à procura de uma alternativa mais saudável, opte por usar um pouco de azeite extra virgem e vinagre balsâmico ou, até mesmo, umas gotas de limão.

Mistura de frutos secos.

Sabemos que os frutos secos estão cheios de nutrientes e gorduras saudáveis, no entanto, os preparados que encontramos no supermercado acabam por não ser tão bons, pois muitas vezes contêm açúcares adicionados e grandes quantidades de sal. Se gosta de frutos secos, opte por comprar diretamente os que gosta, e faça as suas próprias misturas em casa.

Granola.

Flocos de aveia, nozes, frutos secos … aparentemente a granola parece muito saudável, certo? A realidade é que uma tigela pode conter mais de 500 calorias (sem contar com o leite) devido ao alto teor de açúcar que as marcas adicionam. Se não consegue prescindir da granola ao pequeno-almoço, experimente fazê-la em casa para poder controlar o açúcar que leva.

Iogurtes de fruta com 0% gorduras.

Que um produto indique 0% de gordura não significa que seja mais saudável e, na maior parte das vezes, estes produtos contêm um alto nível de açúcar. A solução? Compre iogurtes naturais e adicione a fruta que você gosta.

Smoothies.

Comprar um smoothie de frutas pode não ser tão saudável como pensa, alguns são feitos com açúcares adicionados e ingredientes altamente calóricos, como xaropes. Faça os seus próprios smoothies em casa com ingredientes naturais e frutas frescas.

Sumos.

Os sumos são, provavelmente, um dos alimentos considerados saudáveis que mais enganam. Por mais que sejam uma ótima fonte de vitaminas, têm muito açúcar. Repare que para fazer um sumo precisa de 3 laranjas e, agora, imagine se alguma vez comeria 3 laranjas de seguida? Provavelmente, fartar-se-ia a meio da segunda, pois o seu corpo não precisa de tanto açúcar. No entanto, se beber um sumo, consegue ingerir todas essas calorias sem pensar duas vezes.