Saúde e bem-estar

5 formas de aproveitar a viagem para o trabalho

2 min
Aug 10, 2018

O tempo destinado ao trajecto casa – trabalho – casa é um tema importante nas vidas da maioria das pessoas.

Cidadãos em todo o mundo passam uma parte do dia a viajar para o trabalho e do trabalho para casa, seja em transporte privado ou público. Com o crescimento das cidades a tendência é o aumento deste tempo, que no entanto pode ser aproveitado de forma mais positiva.

Afinal de contas, trata-se de tempo pessoal e não deve ser desperdiçado. Aqui estão algumas ideias:

• Faça um “visto” nas tarefas em falta

Algumas tarefas burocráticas ou consideradas menores e aborrecidas são muitas vezes deixadas para trás.

Aproveite este tempo livre para rever extractos bancários, estabelecer o orçamento semanal ou mensal, ou responder a e-mails pessoais. A maior parte destas tarefas pode ser feita online, por isso se tiver um smartphone ou tablet será ainda mais fácil.

• Faça planos

Aproveite para planear os próximos dias e organizar as suas tarefas. Pense em projectos futuros: obras em casa, obrigações pessoais, novos hobbies, etc. O simples facto de dedicar algum tempo a pensar nestas questões ajudará a prepará-las.

Como bónus, pensar nestes assuntos antes de chegar a casa permite que usufrua ao máximo do seu tempo livre.

• Inspire-se

Use este tempo como uma oportunidade para se focar em coisas boas ou para relaxar. Ouça música, um áudio-livro ou um podcast, ou agarre um bom livro, jornal ou revista. Porque não se atreve também a escrever algumas ideias?

Como alternativa, uma boa forma de fugir da realidade diária é pesquisar destinos de viagem. Leia blogs de viagens, aprenda sobre novos destinos a visitar, pesquise preços de voos e alojamentos, etc.

• Aprenda uma nova língua

Se já considerou a possibilidade de estudar uma língua estrangeira, quer seja por motivos profissionais ou pessoais, este tempo de deslocação entre o trabalho e a sua casa pode ser uma boa oportunidade.

Existem várias aplicações gratuitas disponíveis para o ajudar a aprender idiomas, de forma fácil e acessível, em pequenas lições que podem ser consumidas em pouco tempo.

• Socialize e conecte-se

Aproveite este tempo para comunicar com família, amigos e colegas. Tenha em consideração o meio de transporte que utiliza para escolher a melhor forma de o fazer (se for a conduzir e não tiver um kit mãos livres, não deve usar o telemóvel, por exemplo). Leia e responda a e-mails pessoais ou mensagens para manter o contacto. Use serviços online como o LinkedIn para fazer networking e encontrar novas conexões profissionais, empresas ou fornecedores.

Se costuma deslocar-se de carro, tente partilhar boleias com algum colega de trabalho ou vizinho – podem alternar os dias em que cada um conduz, para que todos possam aproveitar a deslocação. Para além disso, estará a contribuir para o meio ambiente e terá alguém com quem conversar durante a viagem.

Use estas dicas para transformar este trajecto diário numa oportunidade. Aproveitando o tempo livre ao máximo aumentará a sua produtividade e fá-lo-á sentir-se mais feliz e saudável.