Poupança

A forma mais simples de gerir os seus gastos durante o ano

2 min
Feb 15, 2019

Com o aumento das responsabilidades, muitas vezes, aumentam também as despesas. Seja porque vai mudar de casa, ou está à espera de um filho, mais do que saber poupar, devemos aprender a gerir os nossos gastos e despesas ao longo do ano para ter maior estabilidade económica e, é claro, estabilidade mental.

1. Definir quais são os seus gastos constantes

O primeiro passo que deve seguir é definir quais são os seus gastos constantes, estes são os gastos que tem todos os meses como a renda da casa, eletricidade, compras de supermercado, transportes, etc…  Calculando estes gastos, poderá estabelecer alguns objetivos e algumas limitações. A esse respeito, é recomendável que, sempre que houver uma despesa imprevista, planeie como e quando poderá liquidá-la. Da mesma forma, se pretender fazer uma compra grande, como comprar uma casa, ou um carro, com um bom plano, pode organizar-se para saber quando será a melhor altura para o fazer.

2. Manter um registo das suas despesas diárias

Por outro lado, recomendamos manter um registo das suas despesas diárias. Para o fazer, apenas precisa de criar um cronograma de despesas, ou uma tabela do Excel, ou com alguma das muitas apps para controlar as suas despesas domésticas e melhorar a sua economia familiar. Seja qual for o método que escolher para organizar-se, o importante é que sempre que tiver uma despesa, anote-a para saber exatamente quanto dinheiro é que já gastou este mês. Desta forma, no fim do mês ou no final do ano, pode analisar quanto é que gastou, por exemplo, em transportes, alimentação, casa, ou lazer e, assim, analisar onde deve poupar, ou onde deve gastar mais dinheiro. 

3. Valorizar estratégias para economizar e gastar menos

Agora, que já sabe como organizar-se para gerir as suas despesas, deve ter em conta algumas estratégias para economizar e gastar menos. Para o fazer, recomendamos duas opções: a primeira é poupar pouco a pouco, reservando parte do seu salário numa conta bancária, ou na sua própria casa, o importante é que, uma vez que ponha de parte este dinheiro, este não seja usado a não ser que seja uma emergência.

A segunda estratégia é gastar menos nos gastos impulsivos ou inconscientes, como por exemplo, comendo menos vezes fora de casa, ou levando comida para o escritório, para que a despesa com a alimentação seja menor  ou, se vai sempre de carro para o trabalho, propor-se ir uns dias de transporte público, poupando assim na gasolina, parquímetro, estacionamento, etc.

4. Vender as coisas que não precisa

Por último, um truque que lhe aconselhamos para gerir as suas despesas e, acima de tudo, para lidar com elas, é vender as coisas que não precisa para gerar algum rendimento extra, ou, em alternativa, doá-las para, assim, organizar melhor a sua casa para que se possa aperceber de tudo o que já tem.