Muitas vezes gastamos dinheiro ou deitamos fora comida sem ter consciência de que existe uma solução: o aproveitamento dos alimentos.

Esta é a filosofia culinária de reutilizar alimentos que já foram cozidos. Como?

Bem, é bastante simples, há apenas uma premissa: é uma filosofia para realizar numa base diária.

Descubra aqui como aplicar as técnicas da cozinha de aproveitamento em sua casa!

No que toca às frutas, tendemos a comprar em grande quantidade e, muitas vezes, deixamos que apodreça e acabamos por deitar fora. Para evitar chegar a este ponto, podemos fazer geleia caseira. Parece bom, certo? A melhor parte é que é muito fácil, só precisa de ferver a fruta picada com água e adicionar um pouco de açúcar se desejar.

No caso dos legumes, é comum cozinhar usando apenas partes algumas partes dos vegetais (por exemplo, meia cenoura ou um quarto de um pimento), e acabamos por desperdiçar uma grande parte. A cozinha de aproveitamento diz que podemos usar os restos para fazer um refogado ou, até, um molho para os seus próximos pratos.

Com o peixe, também podemos fazer bom uso das sobras para outros pratos, como um ceviche ou um tártaro de atum ou salmão.

Para o pão, há uma alternativa tão típica como deliciosa: o pão que fica duro por não ter sido consumido pode ser reutilizado para fazer migas ou usado como condimento em forma de croutons na sopa ou saladas.

Para aproveitar os restos da carne também existem várias opções, já que podemos utilizar as sobras para um guisado ou, até, um prato de arroz.

Lembre-se que desperdiçar comida e dinheiro depende de você, pois o que você não come hoje ... pode reutilizá-lo amanhã!

Publicado: 22-08-2018