Família

Técnica do Sandwich

2 min
Jul 16, 2018

Corrigir o comportamento dos mais pequenos nunca é tarefa fácil. Ao longo do dia, deparamo-nos com uma infinidade de situações nas quais os nossos filhos se comportam de modo pouco adequado. Situações em que, para educá-los, devemos corrigi-los.

Para isso é necessária uma boa dose de paciências e perseverança. Felizmente existem alguns métodos que nos ajudam a ser mais eficazes. Um deles é precisamente a Técnica do Sandwich Feedback. Aplica-se a crianças com mais de 5 anos e o seu principal objetivo é modificar o comportamento através de críticas construtivas, reforçando a sua autoestima e melhorando a sua comunicação com os pais.

Como aplicar este método?

Esta técnica é muito fácil de aplicar, apenas há que seguir três passos bem simples. É preciso ter muito cuidado com as frases e termos utilizados para que a mensagem se transmita de forma mais clara e eficaz possível:

1.Elogio sincero. Para começar, é importante elogiar a criança por algum comportamento positivo que tenha tido. Deve mostrar-lhe o seu orgulho nela através de comentários positivos como “sabes que gosto muito de ti”, “estou muito orgulhosa de ti”, “adoro como te esforças para…”

A ideia é começar a conversa de forma positiva e otimista, para que o seu filho se sinta relaxado e não atacado.

2.Crítica ou pedido de mudança. Este é o momento de explicar-lhe o comportamento que queria corrigir. Chega o “mas” e as mudanças têm que ser explicadas com cuidado. Depois de fazer-lhe o pedido, também é necessário que lhe explique o motivo e o que crê que ele deve fazer para mudar.

3.Mensagem positiva. Por último, chega o momento de agradecer-lhe. Volte a oferecer-lhe palavras positivas e de ânimo para que não se sinta desapontado. A ideia é que o seu filho não fique sentido pelas críticas do passo anterior. Além disso, é importante transmitir-lhe motivação e ensiná-lo a sentir-se responsável pelos seus atos.

 

Fonte: 

http://www.elcorreo.com/sociedad/educacion/quieres-corregir-exito-20170806112207-nt.html