A síndrome pós-férias não afeta só os adultos. Os dias na piscina, na praia e passados em jogos intermináveis também terminam para os mais pequenos.

O regresso às aulas é uma etapa de transição que pode demorar uma semana. Os nossos filhos podem sentir mais cansaço, tristeza, irritabilidade e reclamar mais atenção. Por isso, e para que o regresso às aulas não seja tão difícil, aqui tem alguns dos conselhos mais úteis

1.Preparar-se para o novo horario Uns dias antes de começar a nova rotina, é aconselhável começar a adaptar-se de forma progressiva ao horário escolar: levantar-se e deitar-se cedo, e almoçar e jantar um pouco antes. Desta forma, o nosso relógio biológico ir-se-á regularizando.

2.Organizar-se em família.Comprar uniformes e equipamentos, forrar livros, preparar o material escolar: tudo tarefas para preparar o grande dia. Normalmente são os pais que se encarregam delas mas é necessário que impliquemos as crianças para que progressivamente se vão preparando e mentalizando para o regresso à rotina.

3.Os trabalhos de casa! Uns dias antes devemos começar a rever os trabalhos das férias e, no caso de haver algum dever ainda por cumprir, ajudá-los a acabar para ter todas as obrigações em dia.

4.Acompanhá-los no primeiro dia.O primeiro dia de aulas é um acontecimento importante para eles, um dia de reencontro com os velhos amigos e uma oportunidade para aprender coisas novas. As emoções e os nervos estarão à flor da pele, de modo que é importante acompanhá-los e fazer com que se sintam apoiados.

5.Começa um novo desafio.Crescer e avançar é bom. Devemos motivá-los para a chegada do novo ano letivo e estabelecer novos objetivos para cumprir, elementos que lhes ajudam a começar com e ânimo esta nova etapa.

Fonte: http://www.hacerfamilia.com/educacion/noticia-10-consejos-preparar-vuelta-cole-20130906015115.html

Publicado: 16-07-2018