Saúde e bem-estar

Reduzir, reutilizar e reciclar

1 min
Jul 16, 2018

Toneladas de lixo, oceanos e rios poluídos com resíduos, e 92% da população que vive em lugares onde a contaminação ultrapassa os níveis permitidos, segundo a OMS. Não faltam razões para reciclar! 

São as novas gerações, guiadas pela nossa ajuda, as encarregadas de melhorar a terrível situação ambiental do nosso planeta. A reciclagem é a melhor forma de tirar partido dos produtos usados e ao mesmo tempo ajudar a conservar o ambiente.

Como podemos ensinar aos nossos filhos as vantagens de reciclar?

Podemos começar por ensinar-lhes a separar o lixo e a depositá-lo nos contentores corretos. Para isso, podemos desenhar objetos que pertencem a cada um dos três tipos de contentor: papel e cartão no azul, vidro no verde e plástico no amarelo. Podemos recortar e colar os desenhos na parede da cozinha ou nos contentores, sinalizando-os.

Seguindo o lema básico dos 3R – reduzir, reutilizar, reciclar – podemos ensinar os mais pequenos a dar um novo uso aos materiais que já não usamos. Damos-lhe algumas ideias divertidas:

Caixas de cartão. Antes de as deitar fora, porque não aproveitar para desenvolver a imaginação das crianças e criar castelos e fortalezas?

Meias usadas. Dê-lhes uma segunda oportunidade, podem ser a solução ideal para criar bonecos e marionetes. Basta enchê-los com tecido e pintá-los com um marcador!

Bowling em casa! Com garrafas de plástico usadas é fácil criar um jogo de bowling, Para um efeito mais interessante, podemos cobri-las com alumínio.

 

Fontes: 

https://www.serpadres.es/3-6-anos/educacion-desarrollo/articulo/juegos-como-ensenar-a-los-ninos-a-reciclar-y-reutilizar

http://www.who.int/mediacentre/news/releases/2016/air-pollution-estimates/es/