Ideias para desfrutar e por miúdos e graúdos a mexer

Cada vez mais, surgem em crianças cada vez mais novas problemas de saúde relacionados com o sedentarismo. A obesidade é um dos flagelos do século XXI e tudo começa nas idades mais precoces, quando não existe uma estimulação adequada ou hábitos de prática de exercício físico [1]. Damos-lhe algumas ideias para por a família a mexer!

Quando se trata de crianças pequenas, devemos abordar esta questão de uma forma mais simples. Não é necessário um ginásio ou uma prática desportiva intensa. O importante é olhar para o dia-a-dia como um conjunto de oportunidades para exercitar e desfrutar em família.

Apresentamos-lhe algumas ideias para passar mais tempo de qualidade com os seus filhos e fomentar hábitos saudáveis:

Passear antes ou depois das refeições – criar esta rotina diária estabelece um hábito importante e ajuda a aumentar o apetite ou a fazer a digestão

Colocar a música bem alto e dançar com os seus filhosmomentos de música e dança são uma das melhores maneiras para por as crianças (e os pais) a mexer!

Criar um jogo à volta das tarefas domésticas – introduza um pouco de fantasia para que as tarefas domésticas sejam divertidas. Desta forma, as suas crianças não terão uma resposta negativa quando lhes pedir que ajudem a limpar o pó!

Passear o cão (ou brincar com o seu animal de estimação) – as crianças adoram os seus animais de estimação! Levar o cão a passear é também uma forma de aprenderem responsabilidade.

Usar as escadas em vez do elevador e fazer uma corrida até lá acima – sempre que possível, fomente este comportamento. É bom para a capacidade aeróbica, muscular e circulatória.

Organize uma noite desportiva por semana – marque no calendário uma noite para fazer jogos que envolvam movimentos. Pode adaptar os tradicionais jogos de cartas e introduzir o fator exercício.

Leve os miúdos ao parque – o ar puro, o contacto com a natureza e os grandes espaços abertos são bons para a saúde física e mental, ajudando a estimular os movimentos!

Para além disto, ofereça aos seus filhos brinquedos que estimulem as capacidades motoras e que façam crescer o gosto pelo exercício e pelo movimento. Os especialistas defendem que as crianças necessitam de cerca de 60 minutos diários de atividade física [2], mas não necessariamente de uma só vez! Por outro lado, o descanso é fundamental e diminui o risco de obesidade.

O importante é criar hábitos saudáveis e uma sensação de equilíbrio na vida das crianças.

 

[1] Frühbeck G, Toplak H, Woodward E, Yumuk V, Maislos M, Oppert J, -M, Obesity: The Gateway to Ill Health, 2013

[2] Physical Activity Guidelines for Americans, 2008

Publicado: 10-08-2018